A análise de confiabilidade é um conjunto de estudos que caracteriza o comportamento de um dado sistema, com respeito à ocorrência de falhas.
O bom funcionamento de um produto é caracterizado pela qualidade de execuções das funções para as quais o mesmo foi projetado e desenvolvido. ... Enfim, confiabilidade é uma medida da capacidade de um produto funcionar bem durante um período de tempo especificado, sob condições de uso pré-estabelecidas.
A resposta da análise de confiabilidade é a probabilidade de falha ou índice de confiabilidade associado a uma função de falha que depende das variáveis aleatórias do problema. Quando aplicada ao problema da estabilidade de taludes, a análise de confiabilidade fornece a probabilidade de o talude deslizar.
A missão do Engenheiro de Confiabilidade é identificar possíveis problemas de confiabilidade o mais cedo possível no ciclo de vida do produto. Para melhorar proativamente a confiabilidade do produto, a análise de confiabilidade é implementada durante o estágio de projeto de um produto.
Resumo: A confiabilidade humana é uma ciência aplicada em vários segmentos da indústria, que analisa o erro humano e seu impacto sobre indicadores de produtividade, segurança e qualidade, além de estabelecer estratégias para prevenir, mitigar ou eliminar erros.
Em geral, existem dois tipos de erros humanos: Erro não intencional e intencional. Erros não intencionais:São ações cometidas ou omitidas sem pensamento prévio.