A dose inicial costuma ser de 150 mg uma vez ao dia durante 3 dias. Se for bem tolerada, após 3 dias, a dose pode ser aumentada para 300 mg por dia (150 mg duas vezes por dia ou 300 mg em dose única nas formas de liberação prolongada).
Cloridrato de Bupropiona é contraindicado para pacientes:
Quem pode receitar o tratamento com bupropiona O ideal é que o fumante procure um médico especializado em cessação de cigarro, como um pneumologista, cardiologista ou psiquiatra.
TRN e contra-indicações: não existem contra-indicações absolutas para a terapia de reposição/substituição de nicotina. Não existem grandes riscos em repor apenas a nicotina, apesar de ser uma droga estimulante. A nicotina é responsável pela dependência do cigarro mais do que pelos malefícios do tabagismo em si.
2 - Pacientes com escore do teste de Fagerström entre 5 a 7, e/ou tabagista de 10 a 20 cigarros por dia e que fumam seu 1º cigarro nos primeiros 30 minutos após acordar, utilizar o seguinte esquema: Semana 1 a 4: adesivo de 14mg a cada 24 horas; Semana 5 a 8: adesivo de 7mg a cada 24 horas.
Dor de cabeça, irritabilidade, dificuldade de concentração, ansiedade e alteração do sono são alguns dos sintomas da abstinência do cigarro. Esse conjunto de reações desconfortáveis, que podem incluir o aumento do apetite, tristeza e até depressão, é chamado de síndrome de abstinência da nicotina.
3 Diagnóstico Clínico: Critério de Fumante e de Dependência Física à Nicotina: É considerado fumante o indivíduo que fumou mais de 100 cigarros, ou 5 maços de cigarros, em toda a sua vida e fuma atualmente (OPAS, 1995).
O tabagismo é uma doença (dependência de nicotina) que tem relação com aproximadamente 50 enfermidades, dentre elas vários tipos de câncer (pulmão, laringe, faringe, esôfago, estômago, pâncreas, fígado, rim, bexiga, colo de útero, leucemia), doenças do aparelho respiratório (enfisema pulmonar, bronquite crônica, asma, ...