O alongamento muscular é de suma importância para manutenção da qualidade de vida, melhora da aptidão física e promoção de saúde. Trata-se de um tipo de exercício físico que tem como objetivo dar mais agilidade, elasticidade e um aumento na amplitude do movimento muscular.
Tipos de alongamento Como vimos, alongamentos são exercícios que melhoram a flexibilidade muscular. Para isso, são utilizadas diferentes técnicas: alongamentos estático, dinâmico, isométrico e passivo. Na técnica de alongamento dinâmico, os exercícios são realizados com movimento.
Seus benefícios são:
Malefícios do alongamento: quando exagerado, pode causar frouxidão, lesões musculares por excesso do comprimento do músculo causado pelo alongamento e dor. ... Depois das respostas de dois profissionais experientes, não há dúvida que devemos nos alongar sempre, antes e depois das atividades físicas.
O alongamento é uma prática é recomendada para todos, dos sedentários aos atletas, para melhorar a flexibilidade. Mesmo pessoas sedentárias devem alongar, para assim diminuir a sobrecarga nas articulações durante movimentos simples da rotina diária.
Como alongar corretamente
1- Alongue antes da musculação ou do treino aeróbico Muita gente aprendeu que o alongamento deve ser realizado após as atividades físicas, mas não precisa ser sempre assim. Se os exercícios físicos forem intensos, o melhor é descansar em seguida, deixando de lado, inclusive o alongamento.
6 dicas para fazer alongamento de forma correta