É mais seguro esperar alguns segundos para abrir a porta MITO: Depois que o forno apitou, pode-se abrir a porta sem problemas: ele está desligado e não há produção de micro-ondas.
O U.S. Consumer Product Safety Commission (CPSC), órgão do governo dos EUA responsável pela segurança dos produtos disponíveis aos consumidores, recomenda sim que os aparelhos que não estão em uso sejam retirados da tomada, já que um aparelho desplugado não pode causar um incêndio ou dar choque em alguém.
Mesmo desconectados da rede elétrica, estes equipamentos eletroeletrônicos podem ser atingidos por surtos elétricos conduzidos por meio dos cabos que fazem a ligação (cabos coaxiais, conectores rj11, rj45) com antenas externas e vários outros tipos de comunicação de dados.
Confira nesse artigo qual o tempo médio de vida útil de uma TV. De acordo com os fabricantes, um televisor tem longevidade de mais ou menos 40 a 90 mil horas, o que representa de 4 a 10 anos ligado.
Televisores desligados, mas conectados à tomada, podem gastar até 13 watts por dia, mais que laptops conectados a carregadores (7,1 watts), roteadores sem fio (5,5 watts) e telefones sem fio (2,2 watts).
Consumo de energia além do tipo da tela do televisor
As TVs costumam ter uma pequena luz que fica acesa mesmo com o aparelho desligado. Esse sensor, que recebe os comandos do controle, gasta pouca energia. A tela é o componente que mais consome eletricidade. ... O que suspende gasta mais energia porque só a tela fica desligada, mas o CPU continua em funcionamento.
Por exemplo: uma nova TV Sony Bravia LED de 50 polegadas (modelo KDL50R555A) consome 121 watts por hora. Calculando-se pela média de seis horas por dia com o aparelho ligado, ao final do mês esse consumo será de 22 KWh e custará R$ 7,44 na cidade de São Paulo, onde o quilowatt de energia sai por R$ 0,3381.
TVs e Smart TVs