A patela normalmente fica encaixada no fêmur, numa região que chamamos de tróclea. Quando a patela sai do lugar, chamamos de luxação da patela; ou, de forma mais técnica ainda, chamamos de luxação patelofemoral. A luxação da patela pode ser um episódio bastante dramático ou mais ameno.
Geralmente quando a pessoa fica imobilizada por até 20 dias em apenas 1 semana já é possível voltar à mobilidade normal, mas quando a imobilização é necessária por mais de 12 semanas a rigidez muscular pode ser grande sendo preciso fazer fisioterapia.
O tratamento da luxação é feito com o uso de analgésicos para suportar a dor, que devem ser indicados pelo médico, e com a "redução" da luxação, que consiste em posicionar o osso devidamente no seu lugar. Isto só deve ser feito pelos médicos, visto que é um procedimento perigoso, que requer prática clínica.
O que fazer em caso de luxação da articulação
O tratamento para aliviar a dor no joelho pode ser feito com fisioterapia e com remédios analgésicos e anti-inflamatórios prescritos pelo médico como Paracetamol, Ibuprofeno, Diclofenaco ou Coltrax, por exemplo.
5 dicas para aliviar a dor no joelho
Traumas: sofrer alguma lesão, torções ou pancadas no joelho provoca inchaço na região. Algumas vezes ocorre acúmulo de sangue (hemartrose) após um trauma nos ossos, menisco ou ligamentos do joelho. Doenças crônicas: algumas doenças reumatológicas ou autoimunes comprometem as articulações e a membrana sinovial.
No momento que a lesão ocorre, ela pode apresentar os seguintes sinais e sintomas:
Em caso de torção, as atividades físicas devem ser suspensas e é preciso evitar apoiar o pé no chão. Você pode aplicar gelo por cerca de 30 minutos a cada hora, aumentando o intervalo entre as compressas para três horas nos dias subsequentes. Lembre-se de enrolar o gelo em um pano úmido, para não queimar a sua pele.
Na hora de dormir, procure não deitar sobre o joelho que sofreu a cirurgia, nem colocar almofadas embaixo. O exercício que você aprendeu no hospital também deve ser seguido em casa, não desanime, principalmente com a dor. Aos poucos a região do joelho se acostuma e a lesão melhora.
Não deve usar nada. Quando a cirurgia é tecnicamente bem feita não precisa imobilizador algum. A reconstrução do LCA normalmente não exige a utilização de joelheiras ou imobilizadores, porém isso pode mudar de acordo com lesões associadas e ainda com a opção pessoal do cirurgião.
Você pode tomar banho no dia seguinte à cirurgia, deixando a água correr sobre o joelho operado. Não friccione com sabonete e bucha por 3-4 semanas. Em alguns casos é solicitado por nossa equipe o uso de imobilizador de joelho.
Passe uma pomada antibiótica depois de lavar o ferimento para evitar a formação de uma crosta grossa sobre os pontos. Após 48 horas é permitido nadar e tomar banho com segurança. Quando retirar os pontos? Os pontos devem ser retirados no dia indicado.
O ideal é esperar pelo menos dois dias depois da cirurgia para lavar os cabelos.
Indicaremos um xampu e uma loção para o procedimento de lavagem do cabelo. 3 dias após a cirurgia de transplante capilar você deve iniciar o processo de lavagem pós-cirúrgica e seguir as instruções uma vez ao dia por 15 dias. Se todas as crostas forem removidas após 15 dias, você pode descontinuar o uso da loção.
· Evite lavar o cabelo sozinha na primeira semana. · Retira-se os pontos de sete a 14 dias após a cirurgia. · Você deve dormir de barriga para cima de sete a 14 dias após a cirurgia. · Evite levantar os braços acima da linha dos ombros durante duas semanas.
Utilizar fitas de Micropore sobre a cicatriz cirúrgia, no 1º mês de pós operatório, que deverão ser trocadas a cada 4 dias. Antes desse período, os curativos não devem ser molhados. O restante do corpo poderá ser banhado normalmente, na medida do possível. Os cabelos poderão ser lavados em salão de beleza.
Como escolher roupa pós-cirúrgica? É essencial que as pacientes submetidas à mamoplastia, lipoaspiração ou abdominoplastia utilizem as roupas pós-cirúrgicas corretas. Destaca-se que no caso da cirurgia das mamas o item obrigatório é o sutiã cirúrgico e nas realizadas na região do abdômen, flancos ou glúteos é a cinta.