As fibras são compostos de origem vegetal que não são digeridos pelo organismo e que podem ser encontrados em alguns alimentos como as frutas, vegetais, grãos e cereais, por exemplo. O consumo adequado de fibras na alimentação é importante para manter a saúde do intestino, combater e prevenir doenças, como a prisão de ventre, obesidade e diabetes e doenças cardiovasculares.
Transferir a massa para um tabuleiro untado, distribuir sobre a massa as fatias de banana e polvilhar com a canela em pó. Levar ao forno para assar por 25 a 35 minutos. Desligar o forno, aguardar amornar e servir em seguida.
O farelo de trigo diminui os níveis do colesterol "ruim, LDL, no sangue, porque atua reduzindo a absorção de gorduras a nível intestinal, prevenindo, assim,o surgimento de doenças cardiovasculares como aterosclerose, acidente vascular cerebral ou infarto.
Colocar todos os ingredientes numa panela e misturar bem com uma colher. Levar a panela ao fogo baixo e mexer até engrossar. Desligar o fogo, aguardar amornar, transferir para um prato e servir.
Para a fabricação da aveia em flocos como vemos no mercado, os grãos passam por um tratamento térmico e então cortados e, dependendo do tamanho separados para originar os flocos grossos e finos. Depois o produto passa por laminadores, para que sejam prensados e fiquem achatados da forma como se comercializa. "Nesse processo de prensagem, preservam-se todas os macros e micronutrientes, além das proteínas de boa qualidade e, claro, suas fibras", afirma Galdeano.
O farelo de trigo pode ser encontrado em supermercados e lojas de produtos naturais, e, por ter um sabor neutro, pode ser adicionado em sucos, leites, frutas e iogurtes. Além disso, o farelo de trigo também pode ser usado em receitas como pães, bolos e biscoitos.
As fibras alimentares podem ser classificadas como sendo solúveis ou insolúveis, sendo que a principal diferença entre elas é que a fibra solúvel se dissolve em água, enquanto a fibra insolúvel não. Cada uma delas tem seus principais benefícios.
A farinha de aveia também contém fibras, mas em menor quantidade devido à presença do endosperma, que é rico em amido. No entanto, tanto a farinha quanto o farelo de aveia são fontes de vitaminas do complexo B e minerais como ferro, magnésio e zinco. O farelo de aveia é considerado mais nutritivo, pois possui uma maior concentração de nutrientes devido à sua composição, que é principalmente o farelo do grão.
Algumas fibras insolúveis são a celulose e a lignina, por exemplo, que podem ser principalmente encontradas nos cereais integrais, principalmente amêndoas com casca, sementes de chia e de linhaça, nozes, passas e na casca de frutas e vegetais. Confira outros alimentos em que as fibras insolúveis podem ser encontradas.
Entre as fibras da aveia destaca-se uma em especial, chamada betaglucana, um tipo solúvel, capaz de absorver muita água —e o farelo chega a ter o dobro dela em comparação a outras versões da aveia. Ela é a responsável pela maior parte dos benefícios atribuídos ao grão, como o fato se seu consumo manter a saciedade por mais tempo. Diversos estudos já confirmaram que esse tipo de fibra presente na aveia também auxilia no controle do colesterol e nos níveis da glicemia sanguínea. Portanto, podemos considerar que o farelo é tipo de aveia com mais vantagens nutricionais.
Além disso, algumas fibras tem efeito pré-biótico, servindo de alimento para as bactérias boas do intestino, melhorando o funcionamento do intestino e aumentando as defesas do organismo. Conheça mais sobre os prebióticos e onde podem ser encontrados.
Misturar bem com uma colher ou espátula e transferir a massa para uma forma de pão untada. Levar a massa ao forno preaquecido a 180ºC por 25 a 30 minutos, até que a massa fique levemente dourada.
Algumas fibras solúveis são a pectina e a inulina, por exemplo, os quais podem ser encontrados em alimentos como frutas, vegetais, grãos e alimentos que contém aveia, gérmen de trigo, cevada e centeio. Veja mais sobre os alimentos ricos em fibras solúveis.
O farelo de aveia é conhecido por ser uma excelente fonte de fibras, contendo em média 15-20% de fibras solúveis e insolúveis. Essas fibras ajudam a regular o trânsito intestinal, promovem a sensação de saciedade e contribuem para a saúde cardiovascular. Já a farinha de aveia possui uma menor quantidade de fibras em comparação ao farelo, pois contém também o endosperma que é rico em amido;
A aveia é um cereal rico em fibras solúveis que ajudam a diminuir a velocidade de absorção da glicose no sangue e também a controlar o colesterol no organismo.
Nutricionista clínica, vegetariana e estética. Apaixonada por assuntos relacionados à nutrição vegetariana, alimentação consciente e nutrição preventiva com foco na melhora da qualidade de vida e longevidade saudável.
Além disso, as fibras solúveis são metabolizadas e fermentadas pelas bactérias boas presentes no intestino, o que ajuda a manter a saúde intestinal e reduzir a inflamação, evitando o surgimento de doenças gastrointestinais, como a doença de Crohn, a colite ulcerativa e a síndrome do intestino irritável, além de também poderem prevenir o câncer colorretal, podendo, por isso, serem consideradas como um prebiótico.
No entanto, algumas pequenas mudanças no processamento dos grãos fazem com que o farelo tenha vantagens nutricionais, que acaba conservando mais fibras e menos carboidratos do que as demais versões do grão. "Na obtenção do farelo, as partes moídas da aveia são peneiradas e a fração mais grossa que resulta é nesse item", afirma Melícia Galdeano, farmacêutica-bioquímica, mestre e doutora em Ciência e Tecnologia de Alimentos pela UEL (Universidade Estadual de Londrina), e pesquisadora da Embrapa (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária).
A farinha de aveia passa por um processo de moagem para obter uma textura fina e uniforme. Já o farelo de aveia é obtido através do processo de separação do farelo do endosperma, resultando em uma textura mais grossa e fibrosa.
O Tua Saúde, marca do Grupo Rede D'Or, é um espaço informativo, de divulgação e educação sobre temas relacionados com saúde, nutrição e bem-estar. Também facilitamos o acesso ao atendimento médico personalizado. As informações publicadas não devem ser utilizadas como substituto ao diagnóstico ou tratamento especializado, e não dispensam a consulta com um médico.
Seguem alguns exemplos:
Alimentos fontes de fibras
Como usar: Adicione 1 colher-medidora do pó ou 1 sachês em alimentos ou bebidas - a colher-medidora já vem na embalagem.
Adultos e crianças acima de 12 anos. 1 a 2 cápsulas duras ao dia após a última refeição ou a critério médico. Esta dose pode ser aumentada somente a critério médico.
Como tomar A dose recomendada para adultos é de 1 a 2 cápsulas ao dia, após a última refeição ou conforme indicado pelo médico, até que haja alívio dos sintomas, não sendo aconselhável exceder um período de 7 dias.
COMO ESTE MEDICAMENTO FUNCIONA? TAMARINE® cápsula é uma associação das plantas medicinais Senna alexandrina e Cassia fistula, com efeito laxativo que provoca uma ativação fisiológica das secreções das mucosas do trato digestivo. A ação de TAMARINE® cápsula é previsível por um período entre 8 a 10 horas. 3.
Tamarine, para o que é indicado e para o que serve? Tamarine® é indicado para o tratamento sintomático de intestino preso, das constipações primárias e secundárias e na preparação para exames radiológicos e endoscópicos.
Para aliviar o intestino preso deve beber-se 2 copos desse suco diariamente, e se for um copo antes do almoço e do jantar ainda diminui o apetite ajudando a emagrecer. Pessoas que nunca tomaram o suco de tamarindo podem apresentar cólica intestinal e fezes muito moles ou, até mesmo, diarreia.
Essa fruta pode ser consumida crua ou ser utilizada para preparar doces, sucos e outas bebidas, como licores. Em algumas regiões do mundo, o tamarindo também pode ser utilizado para temperar carnes ou peixes, por exemplo.
Tenho gastrite posso tomar suco de tamarindo? Sim, não háqualquer restrição alimentar. Você deve evitar aquilo que te traga desconforto,apenas.
Consumo é indicado a pessoas com pressão alta Por fim o tamarindo ajuda a reduz a pressão, o que é ótimo para hipertensos. Ao mesmo tempo, esse é um ponto ao qual é importante ficar atento. Afinal, ao consumir o alimento em excesso a pressão pode baixar demais, o que é bem perigoso.
Ajuda no tratamento da diabetes O tamarindo também diminui a absorção de carboidratos, que podem ser convertidos em gordura e açúcar. Isso faz com que não ocorram picos altos de glicose no sangue, o que é benéfico para diabéticos.
Saiba quais são os benefícios do tamarindo para a saúde
Modo de Preparo
Passo a passo
Faça cortes profundos na casca, dividindo-a em gomos. Puxe cada um para trás com o miolo. Se tornarem-se escuras ou se o açúcar cristalizou na casca, lave-as sob água quente e seque-as antes de servir. Para tirar o caroço, segure-a firme e puxe a semente presa ao cabo com uma faca.
Dele pode ser utilizado a poupa, a madeira, as sementes, e as folhas, essas servem tanto para a produção de forragem animal, quanto para a obtenção de extratos medicinais e componentes industriais e condimentares (FERREIRA et al., 2008).
O ideal é ingerir 2 copos do suco por dia. PARA DESCER COLESTEROL NAS ALTURAS – Para fazer um chá e baixar de vez o colesterol, use folhas de tamarindo e 300 ml de água. Coloque as folhas e a água para ferver por 3 minutos, desligue o fogo e deixe em repouso por 10 minutos. O chá pode ser consumido 3 vezes ao dia.
Por ser boa fonte de ácidos insaturados, ajuda a manter as artérias limpas. Ela também contribui para a perda de peso e combate a retenção de líquido. Em relação a seus benefícios hepáticos, o tamarindo é um potente protetor e desintoxicador do fígado./span>
Total:R$31,50.