Isso significa que se a pressão apresentar níveis superiores a 14 por 9 quando for aferida, dizemos que ela está alta. Assim, a pressão alta ou hipertensão arterial (HA) consiste no fenômeno em que a pressão na parede das artérias torna-se muito forte e intensa, sendo superior aos limites tolerados como normais.
Reduzir pressão arterial: dicas
Geralmente o médico fala dois números após medir sua pressão. Qual o mais importante? O senso comum diz que o aumento da pressão arterial diastólica (o segundo valor da medição) é mais grave que o da sistólica (o primeiro).
A hipertensão sistólica isolada (HSI) é definida como pressão arterial sistólica > 140 mmHg e pressão arterial diastólica < 90 mmHg, sendo a forma mais prevalente de elevação da pressão arterial em pacientes acima de 50 anos de idade.
Por isso, atualmente, os indivíduos que apresentam pressão arterial classificada como normal limítrofe (pressão sistólica entre 130 mmHg e 139 mmHg e pressão diastólica entre 85 mmHg e 89 mmHg) e aqueles que apresentam fatores genéticos, com história familiar de hipertensão, constituem o grupo de maior risco para o ...