Veja alguns exemplos de hipérbole e, com certeza, você reconhecer algumas. Ontem a Gabi me contou uma piada e eu morri de rir. Nesse caso o “morri de rir” é a hipérbole, já que ninguém realmente morre de rir.
rir [ ast ] Você sabe como se pronuncia rir?
rir
Pretérito perfeito: fiz, fizeste, fez, fizemos, fizestes, fizeram. Pretérito mais-que-perfeito: fizera, fizeras, fizera, fizéramos, fizéreis, fizeram. Futuro do Presente: farei, farás, fará, faremos, fareis, farão. Futuro do Pretérito: faria, farias, faria, faríamos, faríeis, fariam.
Como Rir
* O pretérito perfeito, diferenciando-se do imperfeito, indica a ação momentânea, determinada no tempo. Já o imperfeito expressa uma ação durativa, não limitada no tempo.
O pretérito imperfeito do indicativo se refere a um fato ocorrido no passado, mas que não foi completamente terminado. Expressando, assim, uma ideia de continuidade e de duração no tempo. É usado em lendas e fábulas e confere um caráter mais polido a pedidos e afirmações.
No corpo do texto da notícia, os verbos estão no pretérito porque descrevem ações que já aconteceram (estão no passado). Já na manchete, os verbos estão no presente para atrair o leitor, dando-lhe um senso de atualização (como se o fato acontecesse naquele momento).
Para indicar ações que se iniciaram no passado e continuam no presente, implicando, com frequência, a ideia de repetição, utiliza-se a forma composta do pretérito perfeito. O pretérito perfeito composto forma-se com o verbo “ter” no presente, seguido do particípio passado do verbo principal.
Um verbo conjugado no pretérito perfeito do indicativo indica que a ação verbal aconteceu num determinado momento do passado, tendo o seu início e o seu fim no passado. Na terça-feira eu visitei meus avós paternos. Os alunos aprenderam essa matéria na semana passada. O primeiro dentinho da minha filha nasceu ontem.
Indicativo