O raio central, que incide no espelho passando pelo centro de curvatura, é refletido sobre si mesmo. Isso ocorre porque qualquer reta passando pelo centro de curvatura é normal ao espelho. ... Com essas regras, podemos determinar a imagem de qualquer ponto traçando quaisquer dois desses raios.
1- Todo raio que incide paralelamente ao eixo principal é refletido passando pelo foco(F), e o caminho inverso também ocorre. 2- Todo raio que incide sobre o centro de curvatura(C) reflete-se sobre si mesmo. 3- Todo raio que incide sobre o vértice(V) é refletido simetricamente em relação ao eixo principal.
Quando o raio incidente chega ao espelho esférico paralelamente ao eixo principal, ele é refletido na direção do foco principal do espelho esférico.
Quando o objeto está exatamente na região focal de um espelho côncavo, os raios luminosos originados em um ponto do objeto (portanto divergentes de um ponto do objeto), emergem do espelho após serem refletidos como raios paralelos.
Caso o ângulo entre os espelhos seja 60º, teremos a formação de 5 imagens. Caso o ângulo entre os espelhos seja 0º teremos a formação de infinitas imagens.
Por que o espelho plano inverte a imagem no sentido esquerda-direita e não no sentido acima-abaixo? A inversão esquerda-direita é apenas ilusória. O espelho plano reflete, ponto a ponto, exatamente a imagem que está voltada para ele.