Nos insetos, as traqueias são túbulos condutores extremamente finos por onde o ar entra e sai graças ao bombeamento da musculatura do corpo. O ar entra com oxigênio e sai com gás carbônico sem que haja interação com o sistema circulatório aberto.
Resposta. O nome do órgão é Aerossoma.
Excreção. A eliminação de resíduos metabólicos e substâncias em excesso, ou seja, a excreção, é realizada por meio de tubos de Malpighi. Em toda a extensão do corpo de um inseto, as paredes desses tubos retiram as excretas das lacunas corporais.
A respiração é principalmente por difusão. O ar entra por buraquinhos posicionados lateralmente no corpo, chamados de espiráculos e é conduzido pelo corpo pelo sistema traqueal.
Holometábolo é um animal que tem metamorfose completa durante o seu desenvolvimento. Os insetos com a reprodução Holometábolo tem a metamorfose completa, como as borboletas. ... A larva passa para outro estágio denominado pupa, onde ocorre a metamorfose, e ela se transforma em adulto.
Hemimetabolia é um termo usado para descrever o modo de desenvolvimento de determinados insectos que inclui três fases distintas: o ovo, a ninfa e o estágio adulto ou imago.
Besouros, borboletas, moscas e vespas estão entre os insetos que passam pelas quatro fases da metamorfose. Alguns insetos, como gafanhotos e cupins, passam por menos fases. A metamorfose também ocorre com os anfíbios. Um sapo, por exemplo, começa a vida como girino, de corpo oval e curto, com cauda e sem patas.
Insetos Holometábolos São insetos que apresentam metamorfose completa em seu desenvolvimento. Desta forma, o inseto adulto é totalmente diferente da larva, pois sofre profundas transformações. Exemplos: borboleta, mosca, abelha e besouro. Borboleta: exemplo de inseto holometábolo.
Os insetos sociais organizam-se em sociedade, ou seja, existe uma divisão de classes. Uma das divisões mais conhecidas desses insetos são as abelhas.
A traça-do-livro é um exemplo de inseto ametábolo, ou seja, que não sofre metamorfose. O gafanhoto é hemimetábolo, pois possui um estágio de ninfa, em que suas asas ainda não se formaram. Já a borboleta é holometábola, pois possui uma metamorfose completa. a) a mosca.
Os insetos são animais do filo Arthropoda que podem ou não apresentar metamorfose em seu desenvolvimento. Os insetos que não sofrem metamorfose são chamados de: a) hemimetábolos.
Metamorfose Incompleta A fase de larva (ninfa) dos hemimetábolos não apresenta diferenças no hábito de vida em relação ao adulto, além disso não possuem pupa. Alguns exemplos são libélulas e mosquitos, cujas ninfas têm vida aquática e adquirem asas na forma adulta.
A metamorfose acontece em alguns animais e é um processo de transformação do seu corpo e do seu modo de vida. Os animais que sofrem metamorfose são moluscos, anfíbios, algumas espécies de peixes e insetos. As fêmeas dos animais que sofrem metamorfose põem seus ovos em lugares que julgam seguros.
Conheça as principais características dos insetos:
O Picture Insect é uma aplicação gratuita para iOS (iPhone e iPad) que permite identificar insetos, borboletas, aranhas… Trata-se realmente de uma app muito simples de usar. Basta apontar a câmara do seu iPhone ou iPad para o animal e tirar uma fotografia.
Exoesqueleto. Os insetos são do filo Arthropoda e não possuem esqueleto interno (não tem ossos dentro do corpo). Têm o corpo revestido de uma substância dura, chamada quitina, que forma um esqueleto externo (exoesqueleto), como o da foto - exoesqueleto abandonado de um Louva-a-Deus.
artrópodes
Dentro deste grande grupo, também encontramos alguns dos insetos voadores mais comuns e conhecidos, já que todas as espécies de vespas, abelhas, mamangabas e formigas pertencem a ele. Assim, alguns exemplos de himenópteros são: Abelha-carpinteira-europeia (Xylocopa violacea); Zangão-do-bosque (Bombus dahlbomii);
Os insetos fazem parte da maior classe do Filo Artropoda. São animais invertebrados que possuem características bem particulares. Eles se diferenciam bastante entre si, por isso são divididos em classes. Os insetos fazem parte do Filo Artropoda, e compõem uma das maiores classes de animais invertebrados.
Fazem parte desta Ordem os insetos conhecidos como percevejos, barbeiros, baratas d'água, cigarras, cigarrinhas, pulgões, cochonilhas e mosca-branca. São insetos hemimetábolos (metamorphose incompleta –ovo, ninfa e adulto), podendo ser terrestres, aquáticos ou semiaquáticos.
Os insetos mais estranhos do mundo....
Inseto
Animal invertebrado pertencente ao filo artrópode. Apresenta o corpo dividido em cabeça, tórax e abdome e possui seis patas. Palavra-chave: inseto, hexápodos, transmissor, patologias.
Barata
Os mosquitos são insectos dípteros, responsáveis pela transmissão de vários agentes patogénicos à espécie humana, causadores de doenças de transmissão vectorial de que se destacam a malária, as filarioses linfáticas e outras, e várias arboviroses entre as quais a febre amarela e o dengue.