A ética kantiana afirma que o que deve guiar as ações do homem é a razão, ela deve ser universal independentemente da cultura que o indivíduo insere-se. ... Kant também diferencia dois tipos de ações: “agir por dever” e “agir conforme dever”.
Ética Normativa é a investigação racional, ou uma teoria, sobre os padrões do correto e incorreto, do bom e do mau, com respeito ao carácter e à conduta, que uma classe de indivíduos tem o dever de aceitar.
Esse campo de estudo da filosofia é chamado de “normativo” porque procura definir normas de conduta. Nesse sentido, se diferencia de outras abordagens de disciplinas como a sociologia ou a biologias que são descritivas, porque se limitam a descrever as ações morais.
• Ética Normativa Procura racionalmente configurar o campo prático da moral num estudo “histórico-filosófico ou conceitual” (Bitta) sobre normas morais das sociedades, desenvolvendo critérios – o foco das problemáticas é a ação-moral.
Ética normativa é a investigação racional, ou uma teoria, sobre os padrões do correto e incorreto, Ética Descritiva é o estudo das crenças das pessoas sobre a moralidade, é uma forma de pesquisa empírica sobre as atitudes de indivíduos ou grupos de pessoas.
Para pensarmos na ética, podemos utilizar a ideia de Aristóteles, que dividiu a elaboração de seu pensamento em dois grandes campos, as ciências teoréticas (pensamento teórico) produzidas por teorias e pela contemplação na qual não criam seus objetos, mas sim se dispõe a pensar sobre os objetos já existentes, e as ...
Divisões da Ética: De acordo com o livro “o que você precisa saber sobre ética”, podemos dividir a ética em três campos principais de estudo: metaética, ética normativa e ética aplicada.
A ética compreende a um conjunto de valores morais de pessoas bem como sua interações que são estudados por meio da filosofia. Por meio da ética pode-se construir um melhor sociedade para todos, pois a ética tem o poder de transformação social, na medida de influenciar pensamento e ações humanas.