Perda auditiva afeta a vida de várias maneiras e se não for tratada poderá causar efeitos negativos na saúde física e mental da vítima, como por exemplo cansaço, tensão muscular, dor de cabeça, sentimento de solidão, angústia ou tristeza.
O que é perda auditiva? A perda de audição significa que você perdeu a habilidade de ouvir certos sons.
Deficiência auditiva condutiva ocorre quando a capacidade do ouvido de conduzir som do ouvido externo e médio para o ouvido interno é bloqueada, ou reduzida.
A perda auditiva condutiva é causada por problemas na orelha externa e média, o que pode impedir que os sons passem pelo ouvido interno. A causa mais comum pode ser uma acumulação de cera no canal auditivo, tímpanos perfurados, líquido na orelha média ou ossos danificados ou defeituosos da orelha média (ossículos).
Basicamente, existem três tipos diferentes: perda auditiva condutiva, neurossensorial e mista. A principal diferença entre elas é a localização física do problema auditivo dentro do ouvido.
- Detecta o som, mas não é capaz de entender ou processá-lo. A perda auditiva central é causada por problema no nervo auditivo ou centros auditivos.
A perda auditiva é medida em decibéis (dBNA). Esse valor representa o nível mais baixo que você ou seu filho podem ouvir. Pode ser verificada para ambas as orelhas (bilateral) ou para cada orelha (unilateral).
Os atletas recebem uma classificação funcional que varia de 1 a 4,5 pontos, de acordo com o comprometimento motor: quanto menor o comprometimento do atleta, maior a pontuação. Durante o jogo, a soma total dos cinco jogadores não pode ultrapassar os 14 pontos.