A Função Pragmática diz respeito a finalidade da arte. O que teoriza que os critérios para a avaliação da arte são externos ao conteúdo em si, o que prevalece a finalidade e não a parte artística. ... Porém ela também possui uma função social onde a arte se sobrepõe a função da comunicação.
As três funções da arte, são:
Resposta. Função pragmática ou utilitária – Segundo essa função, a arte serve como meio para se alcançar um fim não-artístico, não sendo valorizada por si mesma, mas por sua finalidade. Esses fins não-artísticos variam muito no decorrer da história. ... Função formalista – Visa a forma de apresentação a obra de arte.
FUNÇÃO INDIVIDUAL: é o que uma pessoa faz por prazer. ... Possibilita os processos de percepção, sensibilidade, cognição, expressão e criação fazendo que o homem se desenvolva em todos os aspectos, ela é uma função individual trabalhando com o próprio eu.
Pois bem, arte nos dá um entendimento de mundo mais amplo: é um meio de comunicação entre as pessoas e os povos; nos dá subsídios para compreender melhor a vida e nos proporciona a união da nossa racionalidade com a nossa emoção.
Arte e cultura são duas coisas muito importantes no desenvolvimento intelectual e cognitivo de uma pessoa. Sabemos da importância da arte como ferramenta humana para expressão de sentimentos e sensações e percebemos a manifestação artística acontecendo de diversas maneiras nas diversas culturas que existem.
Resposta. Resposta: O uso das artes colabora com a formação do pensamento, da imaginação, da percepção e da sensibilidade de uma criança. Elas devem ser trabalhadas de forma integrada, favorecendo o desenvolvimento de suas capacidades criativas, de acordo com a faixa etária.
A importância do artista na sociedade vai muito além do entretenimento. Seu papel é fundamental para o desenvolvimento intelectual, formação de opinião, inclusão social, educação e por fim, é a forma mais incrível de fazer com que as pessoas enxerguem o mundo com uma outra visão.
A disciplina de artes na escola tem como objetivo formar pessoas com percepção e capazes de decodificar valores pela linguagem visual e corporal, e ao mesmo tempo oferecer um momento de lazer pela quebra de rotina e externação de sentimentos. Qual a importância da arte na escola?
Segundo a pesquisa, atividades artísticas em situações de emergência, incluindo música, artesanato e arte do palhaço, reduziram a ansiedade, a dor e a pressão arterial, principalmente para crianças, mas também para seus pais.
Resposta: A arte pode transformar a realidade de diversas maneiras e com sentidos diferentes, como as músicas e as danças que podem nos deixa felizes, e como grafite que pode enfeitar muros e empregar uma opinião sobre diversidade social, além de deixar o ambiente mais agradavel, e também as fotografias e pinturas que ...
Resposta: A arte é expressão e também cultura. ... Já a arte como cultura relembra o conhecimento da história, a trajetória de figuras públicas e a importância de cultos e tradições. O uso das artes colabora com a formação do pensamento, da imaginação, da percepção e da sensibilidade de uma criança.
RESUMO A arte mostra-se presente na história da humanidade desde os tempos mais remotos. Sem dúvida, ela pode ser considerada como sendo uma necessidade de expressão do ser humano, surgindo como fruto da relação homem/mundo. Por meio da arte a humanidade expressa suas necessidades, crenças, desejos, sonhos.
Da mesma forma que a arte ajuda um adulto a se livrar de seus vícios e de sua miséria, ela também auxilia a criança a formar uma consciência sólida e cidadã, pregando sempre o respeito ao próximo, a valorização da cultura e de bom comportamento em relação a todas as pessoas.
Artes. A arte é uma forma de o ser humano expressar suas emoções, sua história e sua cultura através de alguns valores estéticos, como beleza, harmonia, equilíbrio. ... Essas formas de arte são praticadas em todo o mundo, em diferentes culturas.
Resposta: Umas das respostas possíveis se dá na relação entre arte e meio ambiente, em que a arte exerce o papel de questionar ações e exigir mudanças de comportamento. A arte impulsiona os processos de percepção, sensibilidade, cognição, expressão e criação.
A arte pode ajudar no meio ambiente de diversas formas, em especial, ao trabalhar na conscientização da importância de preservação ao meio ambiente. Assim como na divulgação de medidas de proteção aos recursos naturais.
As correlações entre o mundo da arte e da sustentabilidade constituem uma tendência da contemporaneidade. Há uma emergência na busca por estruturas estéticas que correspondam à expansão de reflexões acerca das alterações sofridas pela natureza e estimuladas pela sociedade de consumo.
O artista consegue ver aquilo que as outras pessoas não vêem, ele cria o que está além do nosso cotidiano, torna intensa a nossa sensibilidade e ainda tem a capacidade de promover uma visão crítica sobre um determinado tema, ou até mesmo propor uma reflexão, seja com uma pintura, uma música, um poema ou um livro.
Porque na verdade, o artista ao executar a sua obra encarna os seus sentimentos, a sua percepção de mundo, seja ela: uma pintura, uma escultura, uma peça de teatro, um livro, uma dança ou uma música..., buscando transpor nela, um significado especial para cada pessoa que a aprecia e que poderá transformar a realidade ...
Pela arte, pensamentos tomam forma e ideais de culturas e etnias têm a oportunidade de serem apreciados pela sociedade no seu todo. Assim, o conceito de arte está ligado à história do homem e do mundo, porém não está preso necessariamente a determinado contexto, é essencialmente mutável.