Palavras que rimam
Esquema de rimas é como uma ordem que estabelece que verso rima com qual. Para isso, atribui-se a cada verso uma letra do alfabeto. Para versos que rimem com ele, damos a mesma letra.
O esquema rimático é um esquema que nos revela de que forma a rima está combinada numa estrofe. Costuma ser indicada por letras.
Rimas assoantes ou toantes – Apresentam perfeita identificação sonora entre as vogais, tendo em vista a última vogal tônica até o final de cada verso.
A escansão é o exercício de contar as sílabas poéticas que compõem os versos de um poema, geralmente para conferirmos sua métrica e podermos classificá-lo ou não em um poema de forma fixa, como soneto, ode, balada, etc.
Rimas emparelhadas (ou paralelas): Combinam-se de duas em duas, seguindo o esquema AABB. Sufocam minha canção.” Rimas interpoladas (ou intercaladas): Combinam-se numa ordem oposta, seguindo o esquema ABBA. ... Rimas encadeadas: Quando as palavras que rimam se situam no fim de um verso e no início ou meio do outro.
Respostas possíveis: O poema apresenta as rimas friend/end, job/mob e own/home.
Resposta
Externa - Quando a rima aparece ao final do verso. É o tipo mais comum de rima. Interna - Quando a semelhança fonética aparece no interior do verso.
As rimas raras são aquelas cujas palavras se constituem de terminações incomuns, não muito convencionais. Exemplo de tal ocorrência se manifesta numa das criações de Raul de Leoni, intitulada “Argila”: [...] Constatamos a semelhança de sonoridade entre “Elêusis / deuses”.
As rimas podem ser classificadas quanto à fonética, ao valor, à acentuação, à posição no verso e na estrofe. No primeiro caso (fonética), existem dois tipos: Rima perfeita ou consoante: em que há correspondência total de sons, ex.: cantado/falado. Rima imperfeita: em que há correspondência parcial dos sons.
Rima Perfeita: Há uma perfeita identidade dos sons finais, assim como uma semelhança entre as últimas vogais e consoantes. ... Rima Imperfeita: Quando, ou há identidade apenas entre vogais finais, não havendo necessariamente identidade entre os sons finais, ou quando a sonoridade é semelhante, mas a grafia é diferente.