A paraplegia é um problema médico que envolve o prejuízo no motor ou na função sensorial das extremidades mais baixas, que é uma classificação da paralisia, o termo universal para descrever a perda de movimento ou de sensação depois de dano a um nervo no corpo.
A paraparesia espástica tropical/mielopatia associada ao HTLV (PET/MAH) é uma doença desmielinizante crônica e progressiva associada à infecção pelo HTLV-1 e que afeta predominantemente a coluna vertebral.
É causada pelo vírus T-linfotrópico humano (HTLV) que atinge as células de defesa do organismo, os linfócitos T. O HTLV foi o primeiro retrovírus humano isolado (no início da década de 1980) e é classificado em dois grupos: HTLV-I e HTLV-II.
Os tipos de paraplegia podem ser:
Quais são as causas A tetraplegia costuma surgir por alguma lesão na medula espinhal a nível da região cervical, prejudicando a comunicação do sistema nervoso com os braços e pernas. As principais causas incluem: Lesões na coluna, devido a acidentes automobilísticos, ferimentos por armas de fogo, quedas e mergulhos.
Plegia significa falta de movimentação. Sendo assim, paraplegia é quando não mexe da cintura pélvica para baixo e, a tetraplegia, os quatro membros. ... "Quem tem diminuição dos movimentos nos braços e não mexe as pernas pode se dizer tetraplégico, porque está considerando o problema mais grave, a plegia.