Os principais são três: Ringer lactato, solução fisiológica a 0,9% de sódio e o soro glicosado a 5%. O ringer lactato é usado na reidratação com a reposição de sódio, potássio, cloreto e cálcio e no tratamento de acidoses, principalmente as metabólicas.
Para conhecer melhor as principais estruturas, continue com a gente:
O soro caseiro serve para combater a desidratação porque ele repõe a água e os sais minerais perdidos vômitos e diarreias, comuns na gastroenterite e na dengue, por exemplo. O soro caseiro é indicado para todas as idades e pode, inclusive, ser utilizado em cães e gatos, quando houver necessidade.
Tome bastante líquido (cerca de 2 a 3 litros por dia). Dê preferência ao soro caseiro ou a bebidas que contenham sódio e potássio, como água de coco. É importante ingerir de 50 a 100 mL (meio copo americano) de líquido depois de cada ida ao banheiro.
O soro feito com os sais de reidratação oral, distribuídos gratuitamente nas unidades básicas de saúde, deve ser dado a crianças com diarreia (desarranjo do intestino com aumento do número de evacuações e fezes amolecidas ou líquidas) e vômitos, para prevenir a desidratação.
Receita de soro caseiro Se houver dificuldade para conseguir o soro para a reidratação nos postos de saúde, também é possível preparar o soro caseiro, nas seguintes proporções: 1 litro de água filtrada ou fervida, uma colher rasa de chá de sal e duas colheres rasas de sopa de açúcar.