A memória espacial, envolve a habilidade de armazenar e recuperar informações sobre localização espacial e rotas, assim como, a localização espacial de um objeto, tornando-se essencial para a realização de muitas atividades da vida diária.
A memória é a capacidade de adquirir, armazenar e recuperar (evocar) informações disponíveis, seja internamente, no cérebro (memória biológica), seja externamente, em dispositivos artificiais (memória artificial). Também é o armazenamento de informações e fatos obtidos através de experiências ouvidas ou vividas.
A memória propriamente dita é considerada por alguns psicólogos como um processo puramente fisiológico. ... A memória de evocação, segundo Kraepelin, abrange, sobretudo, o contingente de imagens anteriormente adquiridas e é determinada pela força de retenção das impressões passadas.
“Ela desempenha papel fundamental para nossa qualidade de vida, pois é a condição primordial ao aprendizado. A capacidade de evocar esses conteúdos condiciona nossa adaptação ao mundo, nossos relacionamentos sociais, o planejamento e a tomada de decisões.
Quando está ativa, o seu funcionamento reside na interação entre o córtex pré-frontal e diferentes áreas do córtex posterior, lobo temporal e occipital. O lobo temporal permite armazenar e manipular informações verbais de curto prazo (atividade do laço fonológico).
A Memória de Trabalho é em um sistema de capacidade limitada que permite o armazenamento temporário e a manipulação das informações durante tarefas complexas. ... Quando as pessoas tem dificuldade em Memória de Trabalho elas tem a sensação de que as informações vão se perdendo ao longo do tempo.
O Teste Dígitos, da Escala Wechesler de Inteligência para Adultos, é indicado para avaliar a capacidade de memória de trabalho verbal, enquanto que o Teste dos Cubos de Corsi (TCC) é tido como avaliador da memória de trabalho visuoespacial.
A memória operacional, ou memória operativa, pode ser definida como um conjunto de processos que nos permite armazenar e manipular informações temporárias e realizar tarefas cognitivas complexas como a compreensão da linguagem, a leitura, a aprendizagem ou o raciocínio.
A memória de trabalho é um sistema cognitivo que apoia o desenvolvimento de várias aprendizagens, entre elas, a matemática. ... O desenvolvimento de mais pesquisas relacionando memória de trabalho a dificuldades na matemática é de fundamental importância, possibilitando avanços nos processos de prevenção e intervenção.
Seja de qual for o tipo de memória, esse construto pode ser avaliado por um teste, quais sejam, lembrança livre, contexto de memória, memória de reconhecimento, episódica, semântica, entre outros. Os autores Rueda e Sisto optaram pela construção de um instrumento para avaliar a memória de reconhecimento.
A Avaliação Cognitiva Geral (CAB) permite medir com precisão uma ampla variedade de habilidades cognitivas....Bateria On-line para Avaliação Cognitiva Geral (CAB)
O processo de armazenar novas informações na memória de longa duração é chamado de consolidação. A memória para datas (ou fatos históricos e outros eventos) é mais fácil de se formar, mas ela é facilmente esquecida, enquanto que a memória para aprendizagem de habilidades tende a requerer repetição e prática.
I. As memorias para armazenamento permanente onde você guarda seus documentos, suas fotos, os sistemas que você instala, o sistema operacional, é a memória secundária. II. A memória principal é uma memória mais rápida, não volátil que mantem a informação armazenada quando o sistema é desligado e ela fica sem energia.
Este processo é dividido em três fases, denominadas aquisição, estocagem e recuperação.