Equipamentos intrinsecamente seguros possuem um sistema interno com uma espécie de barreira para que caso haja qualquer tipo de faísca ou descarga elétrica interna a mesma seja contida, evitando que se torne uma fonte de ignição.
As barreiras de segurança intrínseca são dispositivos que limitam a potência (energia) que pode ser fornecida de uma área segura para uma área potencialmente explosiva.
Área classificada é um local sujeito a probabilidade de formação de atmosfera explosiva, justamente por conter substâncias consideradas como “explosivas”, como gases/líquidos inflamáveis e poeiras/fibras combustíveis.
Entenda o que é a classificação de área explosiva
Mas o que é uma atmosfera explosiva? São ambientes onde ocorrem a manipulação de substancias inflamáveis em forma de gás, vapor ou poeira, que misturados com o ar apresentam risco de explosão. Estão presentes em áreas industriais, principalmente nos setores de petróleo, gás e mineração.
Poeiras explosivas são definidas pela NFPA 654 (The National Fire Protection Association) como “materiais sólidos muito finos, independentemente do tamanho da partícula, que apresentam riscos de fogo ou explosão quando em contato com o ar1”.
Equipamentos à prova de explosão são aqueles nos quais as partes internas centelhantes, que podem causar a ignição de uma atmosfera explosiva de gases inflamáveis, são confinadas no interior de um invólucro, que é capaz de suportar a pressão desenvolvida durante uma explosão interna de uma mistura explosiva e que ...
Os equipamentos que possuem a especificação Ex são os de segmentos elétricos, como motores, tomadas, luminárias, entre outros. Há também equipamentos Ex de automação, telecomunicações e instrumentação.