Os fatores que explicam a ascensão do fascismo italiano são um cenário conturbado de pós-guerra, onde a Itália vivia uma situação econômica e política frágil e um grande descontentamento da população.
Resposta. O fascismo surge na Itália no momento em que ela está passando por uma grave crise econômica e social, além disso as pessoas não estavam mais acreditando no poder. Através de uma fraude Benito Mussolini entra no poder, estabelece uma ditadura e coloca em prática todos os conceitos do fascismo.
Resposta: Sim, a ascensão do fascismo e do nazismo foram resultados da Primeira Guerra Mundial, visto que após seu término a Alemanha foi compelida a assinar o Tratado de Versalhes, o que gerou o contexto perfeito para o revanchismo para o nazismo crescer.
A ideologia económica fascista aceitava a motivação pelo lucro, mas sublinhava a necessidade da indústria em defender o interesse nacional acima do lucro privado. O fascismo defendia uma economia controlada pelo estado que aceitava uma mistura de propriedade privada e pública dos meios de produção.
Podemos citar como 4 princípios do fascismo: Nacionalismo. Totalitarismo....Além disso também podemos citar que o fascismo na Itália tinha como características:
Características do Fascismo O fascismo se caracterizava por ser um sistema político oposto ao socialismo e também imperialista, antiburguês, autoritário, antiliberal e nacionalista.
Temos como as principais características do fascismo era o totalitarismo, a concentração total de poder nas mãos do ditador, uma grande união e coesão dos integrantes, além de a exclusão daqueles que eram contrários a ideologia pregada.
Os homens nascem e permanecem livres e iguais em direitos. As distinções sociais não podem ser fundamentadas senão sobre a utilidade comum. ... Tais limites não podem ser determinados senão pela lei.” Declaração dos Direitos do Homem e do Cidadão - 26 de agosto de 1789.
Entre as consequências dessa forma governo destacam-se a Criação do PNF ( partido nacional fascista) em 1921, Censura aos jornais da época, colocação do parlamento em segundo plano e se tornando o chefe supremo(Duce) do país e fim democracia, além das tensões que os levariam a outro conflito mundial: a segunda guerra ...
Seu fim começou no verão europeu de 1943, quando os Aliados desembarcaram na Sicília. No dia 25 de julho daquele ano, o órgão máximo do fascismo decidiu derrubar e prender o "Duce", por causa de seus fracassos militares.
O fascismo desenvolveu-se na Itália, no início da década de 1920, e acabou servindo como modelo para outros regimes políticos europeus de viés totalitário, com os da Alemanha, da Espanha e de Portugal, bem como para o “Estado Novo”, implantado no Brasil por Getúlio Vargas em 1937.
Ditadura Fascista (1925 a 1943) - Entre 1925 e 1926, com o apoio do rei, dos empresários e do Exército, Mussolini promove uma ampla perseguição política, impondo o Partido Nacional Fascista como partido único, e iniciando a ditadura fascista.
CONCLUSÃO. Embora o fascismo na Itália e na Alemanha sejam as experiências mais conhecidas, as experiências fascistas não se restringiram a elas. Em Portugal, por exemplo, o regime fascista foi comandado por Antônio de Oliveira Salazar entre 1932 e 1968.
Resposta. ► Causa: Crises econômicas, militarismo, Teoria do Espaço Vital (expansionismo), falsa propaganda, culto ao líder e a forçá física, presença de símbolos, bandeiras e uniformes.
A palavra “fascismo” é de origem italiana e vem de “Fasci di Combattimento” (Esquadra de Combate). “Fascio”, em italiano, significa “feixe de varas”. O símbolo fascista consistia em uma machadinha envolta por um feixe. ... A mensagem era clara: ou os italianos se uniam e permaneciam fiéis a Mussolini, ou cabeças rolariam.
A palavra “fascismo” vem do italiano fascio, que significa "feixe". ... A palavra “fascismo” vem do italiano fascio, que significa “feixe”. Na Roma Antiga, o fasce (versão em latim da palavra), era um machado revestido por varas de madeira.
Além da Itália e Alemanha, registraram-se movimentos fascistas de destaque na Áustria, Bélgica, Grã-Bretanha, Finlândia, Hungria, Romênia, Espanha bem como na África do Sul e Brasil.
Em sânscrito, a palavra suástica significa “aquilo que traz sorte”. Entretanto, o posicionamento dos braços que compõe o símbolo tinha significações religiosas completamente opostas.
Roda do Dharma
A propaganda nazista esclareceu o simbolismo da bandeira: a cor vermelha representa o lado social, o branco o pensamento nacionalista do movimento e a suástica a vitória dos povos arianos sobre o judaísmo.
A Cruz de Ferro foi instituída pelo Rei da Prússia ainda no século XVIII para homenagear os soldados prussianos que se destacassem por bravura no campo de batalha.
Krauts. Desde a Segunda Guerra Mundial, a palavra "Kraut" (erva, em alemão) é usada na língua inglesa para designar, pejorativamente, os alemães. Provavelmente, o apelido teve origem no "Sauerkraut" (chucrute), um prato bastante popular da cozinha alemã.
Para ela, o símbolo representa o momento em que Jesus Cristo sofreu sua crucificação, antes da ressureição. De acordo com a Bíblia, Jesus Cristo entrega na cruz a própria vida em nome do amor ao próximo. O gesto é muito importante para os católicos como a dona de casa Socorro Vaz.
É o símbolo mais famoso do cristianismo, usado como uma lembrança do sacrifício feito por Jesus Cristo pela humanidade. Também representa a vitória do Filho de Deus sobre a morte e pode ser apresentada com a imagem do próprio Cristo crucificado (nesse caso, leva o nome de crucifixo).