O processo de avaliação geriátrica pela escala de Katz é dado para avaliar o estado funcional e Atividades Básicas da Vida Diária (ABVD), como banho, vestir, transferência, controle dos esfíncteres e alimentação, fatores que determinam a autonomia do idoso.
Atividades da Vida Diária - AVD são as tarefas pessoais concernentes aos autocuidados e também a outras habilidades pertinentes ao cotidiano de qualquer pessoa.
RESUMO: Introdução: As atividades avançadas de vida diária (AAVDs) envolvem atividades cotidianas mais complexas do que as atividades básicas e instrumentais de vida diária, as quais não são incluídas de forma sistemática na avaliação funcional do idoso.
É competência do Terapeuta Ocupacional no âmbito das Atividades de Vida Diária (AVDs) e Atividades Instrumentais de Vida Diária (AIVDs), de acordo com o diagnóstico e o prognóstico terapêutico ocupacional, prescrever a alta da terapêutica ocupacional.
Declínio funcional estabelecido é a presença de incapacidade funcional ou de dependência propriamente dita. Declínio funcional iminente é a presença de condições crônicas preditoras de dependência funcional, como idade avançada, comorbidades múltiplas (polipatologia, polifarmácia e sarcopenia).
O declínio gradual da capacidade física relacionada à mobilidade. Alterações fisiológicas, especialmente neurológicas, que alteram os sentidos como visão, paladar, etc. Doenças crônicas como Diabetes, por exemplo.
A saúde do idoso pode ser identificada pela funcionalidade global, definida como a capacidade de gerir a própria vida ou cuidar de si mesmo, influenciada pelo grau de autonomia e independência do indivíduo.
A Avaliação Global da Pessoa Idosa direciona a atenção para o/a idoso/a, com problemas complexos, de forma mais ampla, dando ênfase ao seu estado funcional e à sua qualidade de vida.
Global é aquilo que diz respeito ao planeta, isto é, ao globo terrestre. Este adjectivo também permite fazer referência a algo que é tomado no seu conjunto.