Pagar à vista significa que o valor total é pago no ato da compra — seja em dinheiro, no cartão de débito ou no de crédito.
Pagamento à vista é o pagamento do valor total do produto em uma parcela, de uma só vez. Todos os pagamentos por boleto bancário são à vista, mas dá pra pagar nesta condição pelo cartão de crédito também. Neste caso o valor total é debitado na sua próxima fatura.
A praxe comercial é o desconto de 10%, pelo menos, na qualidade de consumidor, consigo este percentual, mas não por obrigatoriedade legal, e sim por negociação. A Comissão de Defesa do Consumidor aprovou no dia 14 de maio o Projeto de Lei 2556/07, do Senado, que proíbe a venda a prazo pelo mesmo valor do preço à vista.
Matemática. Ao realizar a compra de um determinado produto, o consumidor pode escolher pelo pagamento à vista ou parcelado. A venda a prazo é uma grande opção para quem não pode desembolsar o valor total, dessa forma o valor é dividido em parcelas.
Negociar, pedir descontos e parcelar o pagamento pode ser mais vantajoso que pagar à vista. Assim não é preciso usar o valor guardado e preservar o capital. Contudo, o valor da parcela precisa caber no orçamento mensal.
à vista Você paga tudo de uma vez e geralmente tem desconto. Já a prazo, caso você não tenha todo o dinheiro reunido, você parcela, ou seja, paga mensalmente, porém há uma taxa de juros e você pagará mais se comprar a prazo do que se de comprar a vista.
Ao pagar à vista, o comprador tem maior chance de pleitear um desconto no valor ou outra condição especial de pagamento. ... Já ao pagar a prazo, não raro arca com um valor final maior pela sua compra e ainda assume um compromisso que terá que ser honrado mensalmente.