O objetivo é gerar indicadores que favoreçam a discussão e, consequentemente, a melhoria educacional do ensino básico nos países participantes. Para isso, o processo avaliativo busca averiguar até que ponto as escolas desses países estão capacitando os alunos para a cidadania.
A avaliação, totalmente feita em computador, abrange as áreas de leitura, matemática e ciências. O foco do Pisa 2018 é leitura, área que terá maior número de questões. Também são coletadas informações contextuais por meio de questionários aplicados aos estudantes, professores e diretores de escola.
Realizado a cada três anos, o Pisa tem o objetivo de mensurar até que ponto os jovens de 15 anos adquiriram conhecimentos e habilidades essenciais para a vida social e econômica. Em 2018, 79 países e 600 mil estudantes participaram do teste, que ocorre desde 2000.
As avaliações do PISA ocorrem de três em três anos e abrangem três áreas do conhecimento: Leitura, Matemática e Ciências. Em cada ano de realização, o foco principal se detém sobre uma dessas áreas: em 2000, foi em Leitura; em 2003, em Matemática; em 2006, em Ciências; em 2009, em Leitura.
O Programa Internacional de Avaliação de Estudantes (Pisa), tradução de Programme for International Student Assessment, é um estudo comparativo internacional realizado a cada três anos pela Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE).
O PIRLS avalia habilidades de leitura dos estudantes do 4º ano do ensino fundamental, com o objetivo de analisar tendências de compreensão leitora, além de coletar informações sobre os contextos de aprendizagem, para caracterizar o processo de leitura dos estudantes avaliados nos países que participam do estudo.
Pisa, na sigla em inglês, trata-se do Programa Internacional de Avaliação de Estudantes: uma pesquisa sobre a educação mundial, divulgada a cada três anos, pela Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE).
Segundo tenho ouvido, aqui, piza (prato) e pisa (do verbo pisar) são palavras homófonas. ... Pela sua sugestão, no entanto, verifica-se que é diferente a pronúncia brasileira desta palavra – mais perto do termo original. Daí que o Vocabulário da Academia Brasileira de Letras registe, sem aportuguesamento, o italiano pizza.
Significado de pisando duro: Pisando forte.