Os músculos são um conjunto de camadas nos tecidos musculares, que compõem quase 40% do peso muscular de uma pessoa. Da mesma forma, os músculos são divididos em três categorias:
Os músculos esqueléticos , que estão ligados ao esqueleto e são responsáveis por fazer o corpo humano ter movimento, de fato, estima-se que o corpo humano tem aproximadamente 650 músculos esqueléticos. Alguns dos músculos mais conhecidos desse grupo são os bíceps, alguns desses músculos também são conhecidos como voluntários e involuntários – isto é, alguns podem ser controlados e outros simplesmente recebem ordens de movimento do cérebro.
Músculos cardíacos , são aqueles que são responsáveis por ajudar o coração , eles também são involuntários porque o controle depende unicamente dos sinais emitidos pelo cérebro, sua única função é relacionada ao coração e entre os mais importantes são – o músculo atrial e ventricular, bem como o músculo responsável pela excitação cardíaca.
Os músculos lisos, são responsáveis por controlar o movimento dos órgãos internos , na verdade a sua maioria está nas paredes das vísceras e, portanto, estes também são músculos involuntários. Por sua vez, os músculos lisos dividem-se em unitários e multiunitários, os unitarios são aqueles que possuem uma fibra que os une a outros músculos, enquanto os músculos multiunitários trabalham por si mesmos, ou seja, não estão ligados a outro. Na sua maioria, os seres humanos possuem esse tipo de musculatura em todo o trato gastrointestinal.
Em conclusão, dentro das principais funções dos músculos são – fornecer proteção para os órgãos, dar mobilidade ao corpo, manter a postura e fornecer calor entre outros. Deve-se mencionar que o músculo é o órgão que pode ser adaptado mais facilmente, já que em alguns casos, se você sofre de atrofia com terapias e exercícios, os músculos podem voltar ao funcionamento normal.