Diz-se que durante o holocausto que ocorreu na Segunda Guerra Mundial, cerca de 6 milhões de judeus morreram , entre os que estavam nos campos de concentração e nos guetos. É muito provável que o número exato de judeus que perderam suas vidas no Holocausto nunca seja conhecido com certeza, a falta de listas precisas sobre aqueles que estavam nos campos de extermínio não facilita a informação. Outros fatores que influenciam não ter um número exato são o fato de que nem todas as vítimas foram registradas, alguns registros foram destruídos no final da guerra, outro fator é o fato de que nem todas as vítimas registradas sob seu nome correto, ou verdadeira nacionalidade.
Em relação às estatísticas existentes, existem vários fatores a serem considerados:
Os estudiosos do assunto usaram datas diferentes como base para seus cálculos, o que gera discrepâncias estatísticas devido às mudanças nas fronteiras dos países durante o período do evento.
O número de vítimas geralmente inclui moradores de uma região específica, razão pela qual estrangeiros e refugiados são considerados na época.
O país com o maior número de mortes registradas é a Polônia, com quase 3 milhões de mortes.