A palavra eclipse vem do grego Έκλειψις, que significa abandono ou desaparecimento. Os eclipses são dados com a luz de algum corpo celeste bloqueado por outro. Os eclipses mais comuns são sóis e moles.
Ocorrem eclipses lunares quando a posição da terra se interpõe entre o sol e a lua, causando o escurecimento da lua, isto porque a sombra da Terra cobre a lua, isto ocorre durante períodos de lua cheia. Os eclipses lunares podem ser dados de três formas: Total, parcial e penumbral, isso dependerá de quanto cobre a Lua, a sombra criada pela Terra. É conhecido como eclipse total, quando a lua é coberta em sua totalidade pela sombra da Terra.
Ocorrem eclipses solares quando a lua intervém entre a Terra e a Lua. O fenômeno só pode ocorrer durante o período da Lua Nova, como os eclipses lunares, os solares ocorrem em três formas: Total, parcial e anular.
Com a chegada de novas tecnologias, tornou-se possível prever com grande precisão quando haverá um eclipse, já que foi possível medir com precisão as órbitas da Terra e da Lua.