O desenvolvimento do bebê com 20 semanas de gestação marca o início do 5º mês de gravidez e nesta fase os movimentos fetais são mais facilmente percebidos, inclusive pelos outros.
Tabela de Referência Tamanho e Peso do Feto
O comprimento do fêmur é a medida realizada de uma extremidade a outra do osso da coxa do feto. Esta medida é usada para o cálculo da idade fetal, assim como para avaliar o seu desenvolvimento.
Como o bebê ainda tem muito espaço, pode se mexer livremente, sendo possível dar cambalhotas completas e muda de posição várias vezes ao dia, no entanto, algumas mulheres podem ainda não sentir o bebê mexer, principalmente se for a primeira gravidez.
Seu bebê já chegou a, aproximadamente, 27 centímetros. E, a partir de agora, ele será medido do alto da cabeça ao calcanhar. Ele pesa em torno de 360 g e seus batimentos cardíacos já podem ser ouvidos com um estetoscópio. Ele já tem pálpebras, sobrancelhas e unhas completamente formadas.
Como saber se o bebê virou de cabeça para baixo
Seu bebê agora mede uns 20 cm e pesa de 350 a 400 grs.
As dores na barriga durante a gravidez são completamente normais, porém deve-se apurar a causa e descartar possíveis problemas. Apesar de preocupantes para a mamãe ou quem a cerca, essas dores podem ser inofensivas, apenas uma reação do organismo à descarga hormonal.
A dor no pé da barriga é uma situação bastante frequente na gravidez e acontece principalmente devido à expansão do útero e deslocamento dos órgãos abdominais para acomodar o bebê em desenvolvimento. Assim, é comum que à medida que o bebê cresce, a mulher sinta desconforto e uma dor leve e passageira no pé da barriga.
Na 21ª semana da gravidez o bebé mede entre 26 e 27 centímetros da cabeça aos pés e pesa cerca de 350 gramas.
O bebê no 5º mês da gravidez Aos 5 meses o bebê mede 30 cm, pesa quase 700 g e já chupa o dedo! A 18ª, a 19ª e a 20ª semanas de gravidez marcarão muitas evoluções. Neste período a aparência do bebê ainda está longe da que ele terá ao nascer.
No início desse período, ele apresenta aproximadamente 12 centímetros, e 110 gramas; e, ao fim da 20ª semana, mais ou menos 16 cm, e 290g.
O tamanho do feto com 22 semanas de gestação é de aproximadamente 26.
Geralmente, com 23 semanas de gestação, o feto mede aproximadamente 28 centímetros e tem um peso de cerca de 500g. No entanto, o seu tamanho pode variar ligeiramente e por isso é muito importante consultar o obstetra com frequência, para ir avaliando a evolução do peso do bebê.
O tamanho do feto com 24 semanas de gestação é de aproximadamente 28 centímetros e ele pode pesar cerca de 530 gramas.
Com 22 semanas de gravidez, o bebê já tem os braços e pernas desenvolvidos o suficiente para que ele brinque, mexendo-os facilmente. Assim, seu filho já pode colocar as mãos no rosto, chupar os dedos e brincar com as pernas cruzando-as e descruzando-as.
Ao longo dos últimos 40 anos, bebês nascidos com 24, 23 e até 22 semanas tem conseguido sobreviver, mesmo pesando menos de meio quilo. A taxa de sobrevivência melhorou até mesmo para os que nascem com menos de 22 semanas, passando de 3,6% para 20% na última década.
Essa posição — virada — do bebê na barriga pode acontecer em qualquer período da gestação. Mais frequentemente, o bebê vira-se a partir da 28ª semana. Até o trabalho de parto se iniciar, ainda é possível que o bebê atinja essa posição tão favorável.
A grávida no início da gestação costuma sentir muitas cólicas, o que costuma assustar as mães de primeira viagem, mas é absolutamente normal. O inchaço abdominal também é normal e não é o bebê ainda, mas sim devido as alterações hormonais.
Características da gravidez nesse período No sexto mês da gestação, a saúde da grávida merece uma atenção mais do que especial! O peso aumenta de 5 a 6 quilos, que ficam concentrados principalmente no abdômen. Com isso, é bem provável que você se sinta mais cansada e perceba algumas dores pelo corpo.
Dor abdominal associada a vômitos. Dor abdominal com diarreia sanguinolenta. Dor abdominal com febre. Dor abdominal com sangramento vaginal.
A dor abdominal na gravidez pode ser causada pelo crescimento do útero, prisão de ventre ou gases, e pode ser aliviada através de uma alimentação equilibrada, exercício físico ou chás.
Durante o desenvolvimento da gestação, o desconforto abdominal está relacionado principalmente ao útero, pois é resultante das contrações e expansões uterinas. As dores abdominais podem também ser resultantes de constipações intestinais ou diarreia, devido a problemas no aparelho digestivo.
Como lidar com a dor pélvica na gravidez Seja o mais ativa possível, sem piorar a dor. Nadar com calma ou simplesmente se mover na água pode ajudar a aliviar a pressão sobre as articulações. Após qualquer atividade, sempre descanse um pouco. Evite deitar de barriga para cima, principalmente com as pernas esticadas.
Sim, é perfeitamente normal e até esperado haver cólicas durante a gravidez. No primeiro trimestre, a dor costuma ter origem no início do crescimento do útero e nas alterações hormonais. A dor abdominal é um sintoma que pode surgir no primeiro, segundo ou terceiro trimestre de gravidez.