A vaca é da família dos bovinos, assim como dos ruminantes, ou seja, digerem a comida em dois estágios: primeiro o consumo da comida, seguido da ruminação, processo que consiste em devolver o alimento meio digerido, passar por um Segundo processo de digestão. O sistema digestivo dos ruminantes, neste caso as vacas é muito diferente dos demais animais, pois possui quatro divisões, três delas consideradas como pré-estômagos e são: rúmen, retículo, omaso e, finalmente, o estômago. Comumente as quatro divisões são conhecidas como: Panza, net, booklet e cuajar.
A barriga ou rúmen é anexado ao esôfago, é a maior parte do sistema digestivo das vacas, uma vez que representa quase 80% do mesmo devido ao seu grande tamanho.
O retículo é a segunda cavidade e o encarregado de passar a comida para o omaso.
O omaso, é a menor parte do sistema digestivo da vaca , tem a forma de um livro e folhas pequenas e, portanto, seu nome livro ou livreto. A principal função desta cavidade é absorver o excesso de água das refeições.
Finalmente, o cuajar é a cavidade na qual os sucos gástricos são adicionados, o que termina o processo e a parte que é conectada ao intestino.