EQST

Em Que Ano Surgiu A Pedagogia Hospitalar?

Em que ano surgiu a pedagogia hospitalar?

Segundo Santos e Souza (2009), a Pedagogia Hospitalar, denominada de classe hospitalar, surgiu em Paris no ano de 1935, sob comando de Henri Sellier para dar educação a crianças especiais. ... Além disso, naquele mesmo ano, foi criado pelo Ministério da Educação da França o cargo de professor hospitalar.

Qual era o propósito de Henri Sellier?

Em 1935, Henri Sellier foi o precursor dessa educação hospitalar, ao inaugurar a primeira escola para crianças inadaptadas, nos arredores de Paris. ... Em 1939, foi criado o Centro Nacional de Estudos e de Formação de professores, doravante denominado (C.N.E.F.E.I) para o trabalho em Institutos Especiais e Hospitais.

O que é pedagogia hospitalar PDF?

A Pedagogia Hospitalar é um campo de atuação da educação que visa à continuidade da escolarização do educando que se encontra, em determinado momento de sua vida, internado.

Qual a importância da contação de histórias nas práticas educativas em ambiente hospitalar?

Além de proporcionar acolhimento e atenuar os desconfortos relacionados à internação hospitalar, a contação de histórias pode ser importante ferramenta de despertar para os estudos. ... Esse processo é ainda mais importante quando muitos consideram que o ambiente hospitalar é inóspito e não faz bem a maioria das pessoas.

Como os autores conceituam a pedagogia hospitalar?

De acordo com Verdi (2009, p. 165) a Pedagogia Hospitalar: [...] visa uma melhor compreensão ao atendimento pedagógico- educacional, a crianças e adolescentes hospitalizadas, dadas as suas condições especiais de saúde se encontram impossibilitadas de partilhar as experiências em contexto social, familiar e escolar.

Qual a importância do pedagogo em ambientes não escolares?

É ele quem media e facilita a aprendizagem independentemente do ambiente que está inserido. Fora da sala de aula, em espaços conhecidos como não escolares o papel do pedagogo também é de grande importância, pois ele passa a ser mediador e articulador da aprendizagem vi- sando o comportamento humano.

Qual o papel do pedagogo em espaços não formais?

A educação não formal é uma modalidade de ensino que favorece a formação de seres humanos, bem como contribui para a transformação da sociedade. Nesse contexto, o papel do pedagogo se faz necessário, considerando sua atuação no sentido de promover as ações no campo da educação e do trabalho.