Vértebra C7 Finalmente, C7, que também é chamado de vértebra proeminente, é a única vértebra cervical que possui um processo espinhoso que não é bífido.
A coluna torácica ou dorsal é constituída por doze vértebras, onde a espessura do disco é de um sexto do corpo vertebral. Sendo assim, temos um disco muito estreito, o que limita bastante a sua mobilidade. O corpo vertebral é cilíndrico e seu corte é circular.
O corpo de uma vértebra torácica possui um formato que lembra um coração, e é maior do que o das vértebras cervicais, porém menor do que o das lombares. O corpo possui ainda facetas costais pequenas, lisas e levemente côncavas, para ligação das costelas. ... Conheça também as características das demais vértebras do corpo.
O processo odontoide é a eminência vertical que caracteriza a segunda vértebra cervical (áxis), sobre a qual ocorre a rotação da primeira vértebra cervical (atlas).
Os ligamentos dos arcos vertebrais são flavo ou amarelo, interespinhal, supraespinhal e o intertransversário. O ligamento longitudinal anterior é considerado uma cinta bem larga, resistente e anterior aos corpos vertebrais e discos intervertebrais que fixa e cobre os mesmos.
Nessa articulação também encontramos o ligamento amarelo (unindo as laminas da quinta vértebra lombar com as laminas da primeira vértebra sacral), o ligamento longitudinal anterior e posterior, e os ligamentos supra e inter-espinhais. Além desses citados há um ligamento particular, o íliolombar.
Disco intervertebral é uma articulação entre os corpos das vértebras adjacentes, que funciona de modo a conferir rigidez e flexibilidade à coluna, na qual é necessário para o suporte de peso, movimentação do tronco e ajuste de posição indispensável para equilíbrio e postura.
A coluna, por si só, apresenta curvaturas normais que consistem em curvatura convexa anterior no pescoço (região cervical), convexa posterior na coluna superior (região torácica), convexa anterior (região lombar) e levemente convexa posterior na região sacral.