Sim, pois dois lados tem medidas proporcionais, e um ângulo (reto) está presente nos dois. São semelhantes pelo critério Ângulo, Lado, Ângulo. ... 45°, 55° e 80°, já que a soma dos ângulos internos de um triângulo sempre é igual a 180°. São semelhantes pelo critério Ângulo, Ângulo.
História da Semelhança de Triângulos. Cerca de seiscentos anos antes de Cristo, no Egito, foi que se teve a primeira aplicação da Semelhança de Triângulos. A pedido de um mensageiro do faraó, Tales de Mileto - considerado um dos sete sábios da antiguidade clássica – calculou a altura da pirâmide de Quéops.
(UFU-MG) Quando a semelhança entre estruturas animais não é sinal de parentesco, mas conseguida pela ação da seleção natural sobre espécies de origens diferentes, fala-se em: a) convergência adaptativa. ... Isso ocorre em decorrência de uma pressão evolutiva similar nessas espécies.
Sobre a semelhança entre estruturas animais, a alternativa correta é: Alternativa a) Convergência adaptativa. ... A convergência adaptativa ocorre quando duas estruturas semelhantes evoluíram independentemente de estruturas ancestrais diferentes e por processos de desenvolvimento muito diferentes.
Resposta. Explicação: Quando uma estrutura se apresenta semelhante em espécies diferentes, mas não possui a mesma origem embrionária, dizemos que ela é resultado de uma convergência adaptativa. Isso ocorre em decorrência de uma pressão evolutiva similar nessas espécies.
Resposta. Resposta: D )Asa de ave e asa de morcego.
Os órgão homólogos são aqueles que podem ou não realizar a mesma função, porém apresentam uma estrutura básica igual e mesmo desenvolvimento embrionário. Isso quer dizer, portanto, que os indivíduos que apresentam esses órgãos possuem ancestralidade compartilhada.
Pode-se dizer que os pelos estão para as penas assim como A as asas de um morcego estão para as asas de uma ave, sendo essas estruturas consideradas homólo- gas. B as asas de um inseto estão para as asas de um morcego, sendo essas estruturas consideradas ho- mólogas.
Resposta. Resposta: Alternativa “c”. O braço humano e a asa da ave possuem funções diferentes, mas apresentam a mesma origem embrionária, sendo, portanto, órgãos homólogos.
Resposta: Homólogos, pois apresentam origem embrionária semelhante.
Homologia se refere a estruturas corporais ou órgãos que possuem origem embrionária semelhante, podendo desempenhar mesma função (nadadeira de uma baleia e nadadeira de um golfinho) ou funções diferentes, como as asas de um morcego e os braços de um humano, e nadadeiras peitorais de um golfinho e as asas de uma ave.
Quando organismos de espécies diferentes apresentam órgãos que possuem a mesma origem embrionária e desempenham a mesma função ou não, dizemos que os órgãos são homólogos. ... Existem ainda órgãos que desempenham a mesma função, mas não possuem a mesma origem embrionária. Esses órgãos são chamados de análogos.
Órgãos Homólogos → aqueles que possuem a mesma origem embrionária e desenvolvimento semelhante em diferentes espécies, embora em alguns casos possa exercer funções diferentes em diferentes espécies, como os membros anteriores de vertebrados terrestres: o braço do ser humano, as asas de um morcego, a nadadeira de uma ...
Órgãos homólogos são aqueles que apresentam a mesma origem embrionária, podendo - ou não - desempenhar a mesma função. ... Órgãos análogos são aqueles que, apesar de realizarem a mesma função, não possuem a mesma origem embrionária. São exemplos de órgãos análogos as asas dos insetos e das aves.
adjetivo Que corresponde, é semelhante ou se equivale a outro, não sendo necessariamente igual. [Genética] Que possui a mesma composição genética que outro: cromossomo homólogo. ... [Geometria] Em duas figuras análogas, diz-se das partes que se correspondem: lados homólogos.
Cromossomos homólogos são os pares de cromossomos herdados do pai e da mãe que possuem informações genéticas semelhantes, assim como comprimento, estrutura, quantidade, localização de genes e centrômeros também similares.
Devemos utilizar o substantivo xará sempre que quisermos referir uma pessoa que tem o mesmo nome que outra, sendo sinônimo de homônimo, tocaio, xarapa e xarapim. Indica também um tratamento informal, usado como vocativo, como cara, camarada, amigo, companheiro,…
Homologo, por Sentença, o Acordo a que Chegaram as Partes, para que Produza os seus Jurídicos e Legais Efeitos. em Consequência, Julgo Extinto o Processo, com Julgamento de Mérito, na Forma Artigo 487.
Esse projeto é imediatamente submetido ao juiz togado que, se com ele concordar, o homologa por sentença. A homologação é o ato do juiz (de natureza sentencial) que adota como conteúdo o ato homologado (ou seja, no caso ora em exame, o projeto de sentença elaborado pelo juiz leigo).
Ato ou efeito de homologar, isto é, ato pelo qual a autoridade judicial ou administrativa confirma ou ratifica atos particulares, a fim de instituir força executória ou até mesmo validade jurídica ao mesmo.
O magistrado deve homologar acordo entre as partes litigantes em processo cujo o acórdão da apelação já tenha sido publicado, mesmo antes da ocorrência do trânsito em julgado. A decisão é da Terceira Turma do Superior Tribunal de Justiça (STJ).