As aranhas são caracterizadas por terem vários olhos, mas a quantidade e a localização dependem do tipo de espécie. Descubra quantos olhos as tarântulas têm!
Você sabia que as aranhas são caracterizadas por terem vários olhos? No entanto, a visão dos aracnídeos é bastante pobre. Não porque eles têm um grande número de olhos, eles vêem melhor.
A fisionomia das aranhas depende do tipo de espécie que é, algumas têm quatro pares de olhos simples e outras famílias de aranhas têm três pares. A localização dos olhos, seu tamanho e a cor que eles têm são personagens que nos permitem diferenciar as diferentes espécies que existem.
Originalmente, as tarântulas eram as maiores aranhas da família dos licosídeos, mas durante o século 15, quando os exploradores entraram nas selvas da América, eles também começaram a nomear as maiores aranhas das famílias Theraphoise e Dipularidae. Assim, a principal característica das tarântulas é o seu grande tamanho em comparação com outros tipos de aracnídeos.
No entanto, as espécies que compõem as tarântulas têm em comum o número de olhos que possuem e a disposição no corpo.
As tarântulas têm 8 olhos, dispostos em pares, localizados em um nódulo no cérebro chamado montículo de sepultamento ocular. Apesar de terem tantos olhos, a visão das tarântulas é muito pobre e elas usam o olfato e o tato para entender o ambiente. Graças às 8 pernas que as tarântulas possuem, elas podem se mover.
Os seres humanos sempre tiveram medo de tarântulas por causa de seu grande tamanho e porque geram veneno que é considerado mortal. Mas a verdade é que o veneno que eles geram dificilmente causa danos aos seres humanos.
Outra característica das tarântulas é o seu pêlo, que cobre quase completamente o corpo. Este fato impede a observação dos 8 olhos que as tarântulas possuem.