Com a utilização da conexão mPCIe (mini PCI-Express) ou de um ExpressCard — soluções presentes em alguns laptops —, é possível conectar placas externas. Assim, o consumidor pode adquirir uma placa adaptadora de PCI-Express (como a BPlus PE4C v3. 0) para ligar sua placa de vídeo ao notebook.
A seguir, separamos as melhores placas de vídeo do mercado, para quem busca alto nível de qualidade e desempenho.
Quanto mais avançada for a geração, mais cara e mais potente vai ser a placa, mas isso determina apenas a idade do componente. O número mais importante é o nível de performance, que aparece em segundo lugar no código que dá nome à placa de vídeo: Quanto mais alto (7, 8 ou 9), melhor será a performance.
A dica mais importante da lista é atualizar os drivers. Eles são softwares que controlam o hardware e, portanto, quanto mais refinados eles forem, maior desempenho eles podem tirar de uma placa. Há três grandes fabricantes de processadores gráficos: NVIDIA, AMD e Intel.
Se a GPU for 100%, não poderá processar as solicitações que envia, por exemplo, o navegador. Se a CPU for 100%, você não poderá processar as instruções dos programas. E se a RAM for 100%, o Windows não funcionará corretamente em condições.
Desativar a GPU para rapidamente identificar o problema Determine rapidamente se o problema está relacionado ao seu processador gráfico ou driver desativando a aceleração por GPU. Vá para Preferências > Desempenho no Photoshop e desmarque Usar processador gráfico e reinicie o Photoshop.
Controle de curva de frequência simples: o modo padrão permite ajustes a todos os estados do clock simultaneamente. Mova a barra deslizante da Frequência para a direita ou esquerda para aumentar, ou reduzir a frequência da GPU, respectivamente. Essa barra deslizante ajusta a frequência do clock em incrementos de 0,5%.
8 dicas para eliminar gargalos na produção
Como diminuir o uso da CPU
Coloque uma resolução maior (já que você falou que a placa de video fica na metade) tipo 1080p ou 1440p. Não sei exatamente a resolução que você usa. O processamento continuará o mesmo, mas pode ajudar a diminuir a carga em cima do processador.
Para contornar esse problema, abra o Painel de controle, entre na seção “Sistema e Segurança”, localize o campo “Ferramentas Administrativas” e clique em “Agendar tarefas”. Na janela que se abre, você conseguirá visualizar todas as tarefas agendadas no menu “Status da Tarefa”.