Cada uma das cartas descreve - em desenho - uma emoção específica. O instrumento visa acessar, com mais propriedade, as emoções infantis durante o período de avaliação, assim como também durante todo o processo de tratamento.
Por meio das cartas com sintomas e das cartas com situações, pode-se monitorar os sintomas do paciente de maneira lúdica e interativa, com objetivo de auxiliar o mesmo a lidar com os sintomas de ansiedade.
Trabalhar as emoções através da arte
Seja paciente e tente dirigir os estímulos numa condução de bons pensamentos. Reconhecer as emoções em outras pessoas: colocar-se no lugar do outro abre caminho para que possamos trabalhar a sensibilidade e a empatia. Todos possuem sentimentos e emoções, de diferentes intensidades e em diferentes momentos.
Conheça a seguir cinco atividades para o Ensino Fundamental I, que podem ser trabalhadas para o desenvolvimento de competências socioemocionais na quarentena:
Trabalhar com sentimentos é possibilitar sua manifestação, favorecer uma tomada de consciência de si mesmo, de suas intolerâncias, alegrias, mágoas, desejos etc., buscando identificá-los, bem como ter a possibilidade de aprender a lidar com eles.
Por que trabalhar as emoções? “Trabalhar as emoções desde cedo é fundamental. É o reconhecimento das emoções que irá nos auxiliar a compreendê-las, lidar melhor com as situações e o com aquilo que sentimos, solucionar conflitos com mais facilidade e com menos sofrimento.
Resposta. Resposta: Nós usamos as emoções em todos os momentos, quando estamos triste, felizes, com raiva, surpresa, nojo, etc...
Então, ensine desde já a sua criança a compreender cada uma dessas emoções. Comece por lhe explicar que todas as emoções são amigas e que têm uma mensagem importante a transmitir-nos. Cada emoção emite um alerta específico que deverá ser aprendido, a partir dos 3 anos de idade.
Tristeza é uma emoção e um sentimento muito típico dos seres humanos, caracterizado pela falta da alegria, ânimo, disposição e outras emoções de insatisfação.
Como trabalhar emoções com crianças?
Emoções básicas do ser humano
Basicamente, a emoção é um conjunto de respostas químicas e neurais que surgem quando o cérebro sofre um estímulo ambiental. Já o sentimento é uma resposta à emoção, ou seja, se trata de como a pessoa se sente diante de tal emoção. ... Alguns exemplos de sentimentos são o ódio, a compaixão, o amor, a decepção e a inveja.
Como lidar com as emoções?
A segurança emocional pode ser melhor descrita como “a capacidade de identificar, rotular e expressar o que você sente”, de acordo com Kendra Campbell, professora assistente de psicologia da Universidade do Alasca, em Fairbanks. Em outras palavras, você sabe como lidar com as suas emoções de uma forma saudável.
Controlar as emoções por meio da inteligência emocional é possível por meio da reflexão, da identificação de padrões negativos, da comunicação e do autoconhecimento. Com isso em mente, fica mais fácil manter suas emoções sob controle e garantir bons resultados para sua atuação pessoal e profissional.
Tente prestar atenção ao que está sentindo nesse momento, e acolha esses sentimentos, emoções, memórias e sensações. Respire lentamente, e apenas observe seus pensamentos. As nossas emoções têm valor adaptativo e servem para nos preparar para as ações necessárias ao lidar com um estímulo relevante em nosso ambiente.
Torne-se um testemunho ativo de sua confusão, respirando as emoções sem contrariá-las. Deixe a emoção surgir, aumentar e se dissipar por si mesma. Não lute, nem controle. Seja sincero e compassivo para com você mesmo.
Evite demonstrar emoções pela maneira como se senta ou fica em pé.
Sempre trate os sentimentos de outras pessoas como mais importantes que os seus. Nunca faça nada que possa causar conflito ou sentimentos negativos por outra pessoa. Não expresse raiva. Use a raiva para chamar atenção.
Trata-se da dificuldade ou mesmo ausência de expressão de sentimentos e emoções; isto é, os alexitímicos não identificam suas emoções e acabam por reagir com sintomas físicos, como dores e taquicardia. ...
5 dicas para você entender seus próprios sentimentos e emoções
Podemos apontar quatro emoções básicas: felicidade, tristeza, ansiedade e raiva. Para identificar suas emoções, antes de qualquer coisa você precisa conhecer aquilo que está sentindo. Para isso, o primeiro passo é se perguntar, com sinceridade, o que está realmente se passando contigo.
Normalmente as pessoas acreditam que sentimentos, sensações e emoções são a mesma coisa. Neste artigo vou te explicar a diferença entre cada um deles. As SENSAÇÕES correspondem aos estímulos que experimentamos através do nosso sistema sensorial. ... Já os SENTIMENTOS é quando nos conscientizamos das nossas emoções.