Existem duas maneiras de atuar como líder: a positiva — que incentiva, motiva e inspira os colaboradores — e a negativa, que desestimula, impõe e prejudica a equipe. Na liderança positiva, o líder destaca as recompensas, resultados, competências e habilidades de sua equipe.
Ao estabelecer uma relação de confiança, o líder se torna capaz de produzir uma identificação e tornar claros os objetivos daquela organização. Ao inspirar os liderados, ele é capaz de inserir neles a cultura da empresa, disseminar as estratégias de negócio e de engajá-los na busca daqueles resultados.
O Papel de um Líder A pessoa que desempenha o papel de líder tem o poder de influenciar o comportamento de um ou mais liderados, essa capacidade se relaciona com a persuasão e influência que por sua vez está intimamente ligada à capacidade de construir bons relacionamentos.
A liderança pode motivar ou desmotivar uma equipe através de sua comunicação e estratégias utilizadas. O líder deve possuir a competência de esclarecer os caminho e os objetivos no âmbito organizacional de forma a trazer benefícios para sua empresa (BERGAMINI, 1994; CHIAVENATO, 2009).