O valor da pressão atmosférica ao nível do mar é definido como 1 atm (1 atmosfera). Esse valor é equivalente a 101.
Quando a pressão que essa molécula exerce é igual à pressão que o ar faz na superfície, dizemos que o líquido entra em ebulição. Tecnicamente, essa pressão exercida pela molécula é chamada de pressão de vapor. Quando a pressão de vapor se iguala à pressão atmosférica, o líquido entra em ebulição.
Assim, a pressão atmosférica sofre variações conforme as altitudes e as condições de temperatura do ar. Quanto maior a altitude de um dado relevo, isto é, quanto mais elevado ele estiver em relação ao nível do mar, menor será a pressão atmosférica.
A pressão atmosférica é o "Peso do ar", quanto mais alto estiver (como o pico de uma montanha), menor será a coluna de ar sobre sua cabeça, menor será a pressão; quanto mais baixo estiver (como ao nível do mar), maior será a coluna de ar sobre sua cabeça, logo, maior é a pressão.
A altitude influencia o clima, sobretudo através da pressão atmosférica. Sabe-se que a pressão do ar é responsável pelo aumento das temperaturas. Assim, quanto maior a pressão, mais quente fica; quanto menor a pressão, mais frio.
A relação entre o clima e a altitude manifesta-se por meio das variações de pressão atmosférica e temperatura. Apesar de as localidades mais altas estarem mais próximas do sol, elas costumam receber menos calor, tornando-se mais frias, além de apresentarem uma amplitude térmica (variação de temperatura) menor.
O relevo interfere em alguns casos no clima de uma região, quando o relevo impede a passagem de massas de ar que poderiam determinar as configurações climáticas de um lugar.
A latitude influencia na distribuição espacial das temperaturas. Dessa forma, quanto maior for latitude, menores serão as temperaturas. ... Assim, quanto maior for a altitude, menor será a pressão atmosférica e quanto mais alta a temperatura, menor será a pressão.
Clima tropical
Além de contribuir na composição climática, a vegetação contribui diretamente no solo, fertilizando-o com matéria orgânica derivada de folhas, galhos, frutos que caem e passam pelo processo de decomposição transformando-se em nutrientes, sem contar que as raízes das plantas impedem o desenvolvimento de erosões.
não seria uma influência total, mas digamos que a relação entre relevo e vegetação é que dependendo do relevo a vegetação irá se adaptar, lugares de alta altitude ,devido ao clima, condições geológica, locais que chovem mais ou menos, locais alagados ....
Importância de Estudos Descritivos da Vegetação. ... A vegetação é essencial para a sobrevivência do ser humano. Por meio da fotossíntese as plantas pegam o gás carbônico liberando o oxigênio que possibilita nossa respiração. Além disso vegetações atraem precipitações e humildade.
Pesquisas comprovam a importância da vegetação na produção de água com qualidade. Trabalhos desenvolvidos pelo Instituto Florestal (IF) comprovam, de forma inequívoca, que a presença de cobertura florestal em bacias hidrográficas promove a regularização do regime de rios e a melhora na qualidade da água.