Quando uma seção da mata passa a estar cercada por áreas abertas – isto é, quando é fragmentada – ocorre um aumento da incidência de luz solar nas bordas. A maior luminosidade aumenta a temperatura do solo e diminui a umidade do ar.
Causas. A fragmentação de habitat pode ocorrer por meios naturais, com algum tipo de desastre, ou pode ser causada por atividades humanas que degradam o ambiente, como a agricultura, a pecuária, exploração de madeira, queimadas, construções de estradas, construções civis, urbanização, etc.
“A fragmentação espacial é um processo de recomposição espacial a todas as escalas, do bairro ao mundo, decorrente dos novos fatores de localização e de relação entre lugares” (SALGUEIRO, 2005, p. 309).
Á fragmentação nada mais é do que uma estratégia de fortalecimento da globalização, tendo em vista que ela acontece na dimensão do espaço, do indivíduo e da cultura. No espaço social da globalização, a fragmentação é um instrumento de poder político.
Neste artigo Michael Chetry aborda um tema muito presente na literatura latino-americana, mas pouco definido conceitualmente: a fragmentação urbana. Este termo se refere às mudanças na organização social do espaço urbano como consequências da inserção cada vez maior das metrópoles na globalização.
O processo de fragmentação surge paralelamente ao processo de globalização, da mesma forma que a globalização se manifesta de várias maneiras a fragmentação se revela especialmente nos lugares e quase sempre é tida como conseqüência do próprio modo de produção capitalista.
A origem da globalização remonta ao século XV durante o período mercantilista. Várias nações europeias lançaram-se ao mar em busca de novas terras e riquezas.
Resposta. Resposta:A globalização possibilita que a população tenha mais opções de produtos no mercado para escolher, pois as vantagens desse processo estão relacionadas ao livre comércio. Além disso, quando a abertura comercial é maior, os preços tendem a ficar menores.
Resposta. Resposta: segundo Milton Santos, a globalização como perversidade é como ela realmente é. Ao contrário da globalização como fábula, as desigualdades sociais, miséria, mortalidade infantil, analfabetismo, estão presentes e podem ser consideradas fruto dessa "globalização" seletiva, e exclusiva.
O processo de globalização tem suscitado várias reflexões e críticas, que apontam para o fato de que a globalização tende a aumentar ainda mais as desigualdades sociais, fazendo com que a concentração da riqueza mundial esteja cada vez mais nas mãos de poucos, aumentando a situação de pobreza e miséria social.
Resposta. A globalização como fábula é imposta principalmente pelos meios de comunicação a todos que procura enfatizar o planeta em que vivemos como um amplo espaço e que podemos sim explorá-lo com o consumo.
Resposta: A "diminuição do mundo" é uma analogia para o desenvolvimento dos meios de comunicação e transporte. Por exemplo: durante as Grandes Navegações, eram necessários meses ou anos para ir da Europa até a América. Hoje, algumas horas em um avião já chegam lá.