São formadas a partir de associações simbióticas entre fungos e raízes de plantas. ... As micorrizas constituem o mutualismo, relação ecológica na qual as duas partes se beneficiam, pois o fungo absorve açúcares como alimento e as plantas têm sua capacidade de captação de nutrientes aumentada.
Resposta. Explicação: As micorrizas são associações simbióticas entre fungos e raízes de plantas. Além de constituírem uma importante relação biológica que favorece uma grande quantidade de espécies de fungos e de vegetais, as micorrizas são essenciais na ciclagem de nutrientes e na manutenção da qualidade do solo.
Mutualismo obrigatório Enquanto as algas realizam a fotossíntese, os fungos garantem a umidade e a proteção necessária. Outro exemplo são as micorrizas, uma associação entre fungos e raízes de plantas. Os fungos aumentam a capacidade de absorsão de substâncias pelas raízes, em troca elas oferecem alimentos ao fungo.
Um exemplo clássico é o caso da interação existente entre orquídeas ou bromélias e as árvores em cujo tronco se instalam (não há postura de parasitismo). Estas plantas são classificadas como epífitas (epi = em cima), esse tipo de inquilinismo é denominado epifitismo.
Resposta. O nome do tipo de relação ecológica é inquilinismo. No qual apenas o inquilino se beneficia, obtendo abrigo ou suporte no corpo de outra espécie, sem prejudicá-la.
A relação existente entre orquídeas e a árvore que lhe servem de suporte é chamada de epifitismo. ... Este tipo de relação ecológica também é conhecido como inquilinismo, sendo a denominação "epifitismo" mais utilizada para plantas.
Protocooperação, também conhecida por mutualismo facultativo, é uma relação ecológica interespecífica harmônica que ocorre, por exemplo, entre formigas e acácias. ... Isso significa que a protocooperação é uma relação ecológica facultativa.
A relação ecológica entre o Gavião-Peregrino (Falco peregrinus) e o Pombo (Columba livia) é de predatismo, ou predação, de forma mais popular.
Os bois e vacas são comumente atacados por parasitas externos (ectoparasitas), pequenos artrópodes conhecidos vulgarmente por carrapatos. E o anum preto (Crotophaga ani) tem como refeição predileta estes pequenos parasitas. A relação é benéfica para ambos (o boi se livra do parasita e o anum se alimenta).
d) Já a relação entre a ave e o carrapato é chamada de predação, visto que a ave mata e come os carrapatos.
Resposta: A relação ecológica entre um rinoceronte e um carrapato é a mesma anterior, dado que o parasitismo marca a ação do carrapato sobre o rinoceronte, e o primeiro se beneficia.
Resposta. A relação ecológica entre os carrapatos e o rinoceronte é o parasitismo. Uma relação ecológica é o elo que um elemento de um determinado ecossistema estabelece com outro do mesmo ecossistema.
Resposta: O carrapato. Explicação: Se trata de uma relação interespecífica desarmônica parasitária, pois o carrapato se alimenta da capivara, causando prejuízos óbvios para a capivara, podendo também tornar a capivara mais suscetível a doenças bacterianas.