EQST

O Que A Escuta Em Psicanlise?

O que é a escuta em psicanálise?

A escuta psicanalítica é o primeiro contato clínico entre analista e paciente. É um momento fundamental para o sucesso da terapia analítica. ... Estabelecer o contrato entre analista e paciente: horários, formas de trabalho, formas de pagamento etc. Não precisará necessariamente ser escrito.

O que é a associação livre para o método psicanalítico?

A livre associação foi um método utilizado por Freud, em substituição à hipnose, que consistia em deitar o paciente no divã e encorajá-lo a dizer o que viesse à sua mente, sendo também este convidado a relatar seus sonhos.

O que é atenção uniformemente suspensa?

Para que o médico consiga isso, Freud comenta sobre uma técnica que consiste em manter uma mesma atenção perante tudo o que lhe é apresentado, não focando somente em uma coisa, essa técnica é conhecida como Atenção Uniformemente Suspensa.

O que é a atenção flutuante?

- Atenção flutuante – regra técnica à qual tenta se conformar o psicanalista, ao não privilegiar em sua escuta, nenhum dos elementos particulares do discurso do analisando. A atenção flutuante é a contrapartida da associação livre, proposta ao paciente.

Qual a importância da fala para a psicanálise?

Por meio da fala, é dada ao paciente a oportunidade de se conectar com ideias recalcadas que produzem os sintomas atuais. Assim, ele passa a ter uma nova compreensão desta memória. ... Mais tarde Breuer alegou que o tratamento desta paciente continha “a célula germinativa do conjunto da Psicanálise”.

O que falar na psicanálise?

O que falar? Regra fundamental da psicanálise: o paciente deve falar o que vier à cabeça, sem pré-julgamentos. ... É preciso que o paciente fale para que a mensagem trazida pelo sintoma possa ser decifrada, assim, o psicanalista não ataca o sintoma, mas sim busca entender suas causas.

Porque falar cura?

Com isso, Freud concluiu que os sintomas de neuroses como ansiedade e depressão podiam ser aliviados pelo que foi chamado de 'cura pela fala', ou seja, deixar o paciente divagar sobre suas ideias, memórias e sonhos, criando novos significados e aprendendo a conviver com o passado e olhar para o futuro.

Quais as abordagens de estudo da psicanálise?

12 abordagens da Psicologia e Psicanálise

  • Freud.
  • Lacan.
  • Winnicott.
  • Klein.
  • Bion.
  • Psicanálise Contemporânea.

Como se caracteriza o método de investigação da psicanálise?

A Psicanálise, enquanto método de investigação, caracteriza-se pelo método interpretativo, que busca o significado oculto daquilo que é manifesto por meio de ações e palavras ou pelas produções imaginárias, como os sonhos, os delírios, as associações livres, os atos falhos.

O que é o inconsciente para Freud?

A mente inconsciente inclui todas as coisas que estão fora da nossa percepção consciente. Estes podem incluir memórias da primeira infância, desejos secretos e impulsos ocultos. Segundo Freud, o inconsciente contém coisas que podem ser desagradáveis ​​ou até mesmo inaceitáveis ​​socialmente.

O que é o inconsciente segundo a visão de Freud?

O INCONSCIENTE FREUDIANO Freud localiza o inconsciente não como um lugar anatômico, mas um lugar psíquico, com conteúdos, mecanismos e uma energia específica. O inconsciente faz parte da Primeira Tópica do Aparelho Psíquico construída por Freud a partir da Traumdeutung (Interpretação dos Sonhos) publicada em 1900.

Como saber que o nosso inconsciente está se manifestando?

A teoria psicanalítica chama de formações do inconsciente os sintomas, os sonhos, os chistes, os atos falhos e as lembranças encobridoras. Essas formações são efeitos conhecidos dos processos psíquicos inconscientes.

O que se entende por determinismo psíquico?

Determinismo psíquico é o princípio psicanalítico segundo o qual todos os eventos mentais são precedidos de eventos anteriores que os determinam, é a crença de que a mente funciona como uma máquina em que cada fase se encadeia à anterior e à posterior, com a precisão de um relógio.

O que é teoria determinista?

Determinismo é um conceito filosófico que define que todos os fatos que acontecem no presente são determinados por causas anteriores, ou seja, tudo aquilo que acontece ao homem ou no mundo é determinado por acontecimentos passados e que podem ser de caráter natural ou sobrenatural.

O que é causalidade psíquica?

Vínculo que se estabelece entre a ação, ou omissão, e o resultado da infração do ponto de vista moral. Em relação ao crime deve configurar o dolo ou a culpa. No tocante às contravenções penais, a regra é a simples voluntariedade, embora alguns exijam o dolo ou a culpa.

Quais são as instâncias psíquicas?

Aparelho psíquico designa os modelos concebidos por Sigmund Freud para explicar a organização e o funcionamento da mente. ... hipótese estrutural, na qual ele finalmente dividiu a mente em três instâncias funcionais: id, ego e superego, atribuindo a cada uma delas uma função específica.

Quais são as instâncias da mente?

A divisão da tripartide da mente em três instancias sendo a tópica 2: id, ego, superego. Hall & Lindzey (1973) O id- componente biológico, o ego- componente psicológico, e o superego- componente social.

Quais as três instâncias do aparelho psíquico?

Na primeira tópica de Freud, o aparelho psíquico é composto por três sistemas: o inconsciente, o pré-consciente e o consciente.

Quais são os três níveis de consciência?

Na teoria psicanalítica, os três níveis de consciência, conforme descritos por Sigmund Freud são a mente consciente, pré-consciente e inconsciente.

Qual a diferença entre o ID ego e superego?

Sigmund Freud, um dos principais nomes da psicanálise, usou os conceitos de id, ego e superego para explicar a personalidade dos indivíduos. Segundo ele, o id seria nossa parcela mais instintiva, que privilegia desejos, vontades, ímpetos, sem conhecer freios morais e éticos. Já o superego, seria um oposto.