Os rios que secam são chamados de Temporários ou Intermitentes. Já os rios que nunca secam são chamados de Permanentes.
Um deles está relacionado com a necessidade de haver desnível para que a água possa fluir. E isso ocorre em decorrência da diferença geológica entre as regiões, isto é, depende do tipo de terreno no qual os leitos estão posicionados.
Estiagem severa registrada no bioma entre 2019 e 2020 é resultado de um fenômeno meteorológico natural similar ao que desencadeou a crise hídrica em São Paulo entre 2014 e 2016.
Verificado por especialistas Os semiários são caracterizados por possuírem longos períodos de seca, porém com estações de chuva. As secas são uma característica atmosférica, quando as chuvas demoram muito para ocorrer entramos em uma estação de seca, baseado apenas na pluviosidade local.
Nordeste
O fenômeno frequente da seca está restrito à região semiárida do Nordeste, que compreende uma área de 969.
O Ceará ocupa a posição de estado mais seco do Nordeste brasileiro atualmente.
Também entraram no ranking de mais secas as cidades de Água Clara, também com 11%, Cassilândia, Corumbá, Coxim, Rio Brilhante e Sonora, todas com umidade de 12%. Além do tempo extremamente seco, o calor tem sido intenso, com temperaturas acima de 40°C em algumas regiões.
Existe uma relação entre a Amazônia e as chuvas no Brasil que se evidencia pela umidade gerada pela floresta que é dispersada para todo o país. O Brasil, a despeito das eventuais secas que ocorrem em algumas regiões, é o país onde as chuvas são mais frequentes, com uma média de 15.