Significado de Ideação substantivo feminino Formação da ideia; ato de idear; concepção.
A Ideação é a fase em que as ideias são apresentadas sem nenhum julgamento. É o momento de pensar fora da caixa e propor soluções para o problema. Para isso, utilizam-se práticas de estímulo à criatividade, o que ajuda na geração de soluções que estejam de acordo com o contexto trabalhado.
As 4 regras de ouro do processo de ideação
Design Thinking é um processo ou conjunto de processos para projetar conceitos como novos produtos, edifícios e máquinas. Tornou-se estreitamente associado à inovação e à criação de produtos e serviços inovadores.
– O design de IHC deve contemplar contemplar as “necessidades necessidades” dos usuários (i.e. resposta para a pergunta: “Do que [você] precisa?”, respondida respondida pelo próprio e/ou por pessoas envolvidas envolvidas no atendimento atendimento destas necessidades necessidades.
O processo de Design Thinking pode ser estruturado em três etapas principais: imersão, ideação e prototipação.
Etapas do Design Thinking
O Design Thinking é uma abordagem que exige enxergar além da estética de um produto ou serviço. Aqui, o trabalho é voltado para que a solução faça a diferença na vida das pessoas. É diferente de uma metodologia, onde existe uma fórmula — ou melhor, um passo a passo a ser seguido, como a metodologia lean, por exemplo.
Design é uma atividade responsável pelo planejamento, criação e desenvolvimento de produtos e serviços. É um processo que busca soluções criativas e inovadoras para atender características dos produtos, necessidades do cliente e da empresa de forma sintonizada com as demandas e oportunidades do mercado.
Foi quando um de seus principais professores, Moholy-Nage, rumou a Chicago para fundar a “Nova Bauhaus” a convite da Associação de Artes e Indústrias no Instituto de Design que, alguns anos depois, se fundiu com o Illinois Institute of Technology. ... O Design Thinking estava florescendo…
Para que funcione e gere resultados, o Design Thinking se baseia em três pilares: Empatia para trazer o cliente para o centro do desenvolvimento de um projeto. Criatividade para criar soluções novas a partir disso. Razão para ver se a ideia realmente faz sentido.
As 6 principais ferramentas de Design Thinking