O prefixo ex- tem origem latina e exprime as ideias de separação, afastamento. O substantivo que lhe segue indica aquilo que alguém foi mas já não é. Sempre deve ser seguido por hífen, ou seja, diante de qualquer palavra.
O prefixo sub-, após a reforma ortográfica, passou a ser separado do segundo elemento por hífen somente nos casos em que este inicia por "b", "h" ou "r". Nos demais casos, não devemos usar o hífen. Acompanhe exemplos com este prefixo que designa "inferioridade", "algo que está abaixo".
Agora vamos entender os “falsos prefixos”: Primeiro, se são chamados de “falsos” é porque não chegam a ser ou então fingem ser. Como se posicionam antes da palavra e se juntam as mesmas e com elas formam um novo significado, são tidos como uma espécie de prefixo, até mesmo pela aparência sintática.
Um bom significado para o prefixo EX O Dicionário Proberam define a palavra ex dessa forma: “quando unido por hífen a um substantivo, indica que o nome indicado deixou de ser aquilo que era (ex-mulher) ou de exercer o cargo ou função que tinha (ex-presidente)”.
# Utilizamos o hífen quando o prefixo terminar em consoante e a segunda palavra começar com a mesma consoante. # Com o prefixo “-sub”, diante de palavras iniciadas por “r”, usa-se o hífen. # Diante dos prefixos “-além, -aquém, -bem, -ex, -pós, -recém, -sem, - vice” usa-se o hífen.
Atalhos do teclado num PC usando Windows: - Hífen: tecla normal do hífen. – Meia-risca: Alt + 0150. — Travessão: Alt + 0151.
Atalhos para travessão (—)
O travessão é um sinal de pontuação representado por um traço na horizontal (–) maior que o hífen e que tem como finalidade indicar o discurso direto ou enfatizar trechos intercalados de textos, substituindo o papel da vírgula. O travessão é um dos sinais de pontuação da Língua Portuguesa.
Usos do travessão
– É o seu presente de aniversário, minha filha. - Para separar expressões ou frases explicativas, intercaladas. - Para destacar algum elemento no interior da frase, servindo muitas vezes para realçar o aposto. - Para substituir o uso de parênteses, vírgulas e dois-pontos, em alguns casos.
Travessões e parênteses são recursos usados para fazer observação à parte do objeto principal do texto. Devem ser usados com parcimônia.
Os parênteses são um sinal de pontuação cuja finalidade é indicar a rubrica em textos teatrais ou indicar o acréscimo de informações acessórias.
Substituir os dois pontos
Ao ponto seguido por outras frases chamam de ponto simples. Além de finalizar um período, o ponto é utilizado em abreviaturas (ponto abreviativo: etc., h., S. Paulo) e é muito usado quando apenas uma vírgula bastaria.
De tal modo, o ponto de exclamação é um sinal de pontuação utilizado para exclamar algo. Ou seja, ele é empregado no final de frases exclamativas que expressam emoção, surpresa, admiração, indignação, raiva, espanto, susto, exaltação, entusiasmo, dentre outros.
O ponto final é usado: No final das frases declarativas e imperativas, indicando que o período frásico está finalizado, com sentido completo....Exemplos de abreviaturas com ponto final abreviativo:
Para pontuar com segurança, é importante ter a capacidade de reconhecer, na frase, seus elementos constituintes como sujeito, objetos, adjunto adverbial etc. É indispensável, também, reconhecer os padrões frasais.
As reticências são usadas nos seguintes casos: