Os sintomas mais comuns da doença de Crohn são:
A doença de Crohn é uma doença intestinal inflamatória na qual a inflamação crônica normalmente envolve a parte inferior do intestino delgado, o intestino grosso ou ambos, e pode afetar qualquer parte do trato digestivo.
Azia, vômitos, sensação de estufamento, dor abdominal, cólicas, diarreia, intestino preso e escape de gases e fezes são alguns dos sinais de alerta de que algo não está funcionando bem no intestino. Presença de sangue e perda de peso também devem ser motivo de atenção.
Fisiopatologia. A doença começa com inflamação das criptas e dos abscessos, que progridem para pequenas úlceras aftoides. Essas lesões da mucosa podem evoluir para úlceras profundas transversais e longitudinais com edema mucoso entre as úlceras, criando, no intestino, aspecto característico de pedra de calçamento.
A doença de Crohn é um processo inflamatório crônico de etiologia ainda desconhecida, não curável por trata- mento clínico ou cirúrgico e que acomete o trato gastroin- testinal de forma uni ou multifocal, de intensidade vari- ável e transmural1(C)2,3(D).
Colite fulminante é um grave ataque de colite, caracterizada pela diarreia com sangue, dor abdominal e febre. Sinais de sepse sistêmica, como taquicardia, hipotensão e leucocitose, são comuns. Pode ocorrer, inclusive, uma hemorragia.
A colite pseudomembranosa é uma inflamação do cólon que se produz quando, em determinadas circunstâncias, a bactéria chamada Clostridium difficile lesiona o órgão mediante a sua toxina e produz diarreia e aparição no interior do cólon de placas esbranquiçadas chamadas pseudomembranas.