Comece resumindo o conteúdo do conto, depois analise mais atentamente aspectos da história como contexto, cenário, trama, caracterização, temas e estilo. Junte tudo isso com uma crítica reflexiva e um resumo do que você acha que o autor estava tentando produzir.
Análise Textual é a leitura visando obter uma visão do todo, dirimindo todas as dúvidas possíveis, e um esquema do texto. ... Quando se faz análise de texto, penetramos na idéia e no pensamento do autor que originou o texto.
Perguntar aos alunos no momento inicial sobre o que eles entendem por conto e se sabem a diferença entre conto e as demais narrativas como fábula, por exemplo; Questionar sobre quais contos eles já ouviram, quem contou e qual conto foi; Indagar se eles já leram algum conto.
A análise literária é o processo de compreensão de uma obra de ficção.
Numa análise formal, os poemas são analisados quanto ao número de estrofes, número de versos por estrofe, esquema rimático em cada estrofe, métrica dominante e tipo de rima existente. A poesia, por oposição à prosa, é escrita em verso. Cada linha do poema é chamada de verso.
A crítica literária é o estudo, discussão, avaliação e interpretação da literatura. Pode assumir a forma de um discurso teórico baseado na teoria da literatura ou um discurso mais detalhado, apresentação ou revisão de uma obra literária (muitas vezes na forma jornalística quando é publicada).
Uma pessoa dramática é aquela que pratica ações comoventes envolvendo aflição e sofrimento com exagero e frequência. É literalmente fazer drama, tornando suas queixas maiores do que são para sensibilizar alguém.
Como conversar com pessoas dramáticas
Pensam em coisas difíceis e inatingíveis, confundem a realidade com a fantasia. Buscam coisas “diferentes” e querem se tornar únicos em diversas situações. Gostam de se vestir bem, a escolha da roupa é para mostrar para as outras pessoas como está “vivendo no momento”.
Pare de ser dramático. Comece a gastar menos tempo falando sobre os problemas e mais tempo trabalhando para resolver o problema. Fique fora do drama desnecessário criado pelas pessoas e não crie o seu drama particular sobre as coisas.