EQST

Quem Foi Pricles Na Mitologia Grega?

Quem foi Péricles na mitologia grega?

Péricles (490-429 a.C.) foi um político ateniense. ... Filho de rica e aristocrática família ateniense, seu pai, Xantipo foi um dos líderes gregos que derrotou os persas em Micale, sua mãe, Agarista, era sobrinha de Clístenes um dos mais importantes legisladores de Atenas, que instituiu o ostracismo (exílio).

Como foi a guerra entre gregos e persas?

Guerras Médicas, Guerras Greco-Persas, Guerras Persas ou Guerras Medas são designações dadas aos conflitos bélicos entre os antigos gregos e o Império Aquemênida durante o século V a.C., de 499 até 449 a.C..

Qual foi o principal motivo das guerras grego persas?

A principal causa dessas guerras foi a luta pela independência das cidades jônicas, colônias gregas na Anatólia (região da atual Turquia), que os persas em sua expansão territorial passaram a dominar, comprometendo o comércio grego no Oriente.

O que foi a confederação dos Delos?

A Liga de Delos foi uma liga militar organizada por Atenas durante as Guerras Médicas. Tinha como principal objetivo a defesa das cidades gregas de um ataque persa. Sua sede era na cidade de Delos. O ateniense Aristides, o Justo, organizou a força marítima da liga em 476 a.C..

Qual cidade estado liderava a Liga de Delos?

Atenas

Como a liderança de antena sobre a Confederação de Delos favoreceu a cidade?

Resposta. Atenas reforçou seu poder maritimo,ao mesmo tempo em que modernizou o exercito,preparando as cidades gregas para enfrentar os novos ataques persas. Esse periodo e conhecido como a idade do ouro de Atenas,quando a cidade viveu o seu auge economico,politico e militar.

Quais foram os motivos que levaram a Macedónia a invadir a Grécia e O que foi a Batalha de Queroneia?

Verificado por especialistas Os motivos que levaram a Macedônia a invadir a Grécia foram o desejo do rei Felipe II de controlar a península Báltica, ter controle sobre aquela porção do Mar Mediterrâneo e consolidar o grande e poderoso reino.

Que fatores levaram Atenas a conquistar a hegemonia no mundo grego?

Com o fim da guerra a Confederação de Delos se tornou inútil. Porém, se os tributos dos partidários não fluíssem mais para a cidade ocorreria uma forte crise econômica e social. Sendo assim, os Estados-membros foram obrigados pelos atenienses a não interromper os pagamentos, marcando o início da hegemonia ateniense.

O que representava as Cidades-estados?

Na antiguidade clássica, as cidades-estados representavam: a) uma forma de garantir territorialmente a participação ampla da população na vida política grega. b) um recurso de expansão das colônias gregas. c) uma forma de assegurar a independência política das cidades gregas entre si.

O que eram e como funcionavam as Cidades-estados?

O que eram e como funcionavam as cidades-estados gregos?? Estas cidades possuíam um alto nível de independência, ou seja, tinham liberdade e autonomia política e econômica. Nas pólis não existia separação entre as áreas rural e urbana, nem existiam relações de dependência.

Como se caracteriza a política nã Cidades-estados antigas?

Resposta. Resposta: Se caracterizava com a participação de todos os cidadãos nos assuntos do Estado, o governo não era exercido de forma despótica, muitas decisões políticas eram tomadas em conselhos ou assembleias, nas quais os cidadãos debatiam suas ideias e escolhiam as que considerassem melhores por meio de votação ...

Em que período da Grécia Antiga surgiram as Cidades-estado?

A partir do século VIII a.C., os gregos formaram as chamadas pólis, que eram cidades-Estado (cidades autónomas): estas cidades eram economicamente autossuficientes (autarquia); tinham uma massa proporcionada de cidadãos; era nestas cidades que se davam os cultos cívicos, religiosos e aos heróis e tinham leis próprias.

Quando foi que surgiu as primeiras aldeias?

Dessa forma, a transformação promovida pela revolução agrícola veio acompanhada da formação das primeiras aldeias neolíticas. Entre 8.