O discurso direto é a reprodução de maneira direta da fala das personagens ou seja, a reprodução integral , literal e bloquial, introduzida por travessão. Nessa estrutura, as falas são acompanhadas por um verbo declarativo, seguido de dois pontos e travessão.
Características do discurso direto É uma transcrição exata da fala das personagens; Ocorre sem a participação do narrador; É introduzido por verbos de elocução que anunciam o discurso (dizer, perguntar, responder, comentar, falar, observar, retrucar, replicar, exclamar, aconselhar, gritar, murmurar);
Discurso é toda situação que envolve a comunicação dentro de um determinado contexto e diz respeito a quem fala, para quem se fala e sobre o que se fala. Quanto à fala, na narração pode vir de três formas: discurso direto, discurso indireto e discurso indireto livre.
Para construir o discurso direto, usamos o travessão e certos verbos especiais, que chamamos de verbos "de dizer" ou verbos dicendi. São exemplo de verbos dicendi os verbos falar, dizer, responder, retrucar, indagar, declarar, exclamar e assim por diante.
O discurso direto acontece quando a fala de um personagem é apresentada com o uso de dois-pontos, aspas e travessão: ... Já no discurso indireto, o próprio narrador é responsável por explicar a fala dos personagens, o que confere um certo distanciamento àquele trecho da narrativa e seus elementos.
Portal de Filosofia O autoconhecimento ou conhecimento de si é a investigação de si mesmo. Ele envolve o uso da autoconsciência e o desenvolvimento da autoimagem.
“A filosofia vem de dentro para fora e sua função é despertar o conhecimento, ou seja, o autoconhecimento, pois a verdade está dentro de cada um. Para conhecer a si mesmo é preciso conhecer o outro. A alma do outro é como se fosse o espelho da própria alma”. ... É necessário conhecer o universo para conhecer a si mesmo.
Resposta. Sócrates foi um importante filósofo grego, seu método era dialógico: ensinava as pessoas a chegarem às suas próprias definições por meio de perguntas e respostas. A importância de Sócrates para a história da filosofia é tal que todos aqueles que vieram antes dele são chamados de pré-socráticos.
10 formas de desenvolver o autoconhecimento
Veja aqui sugestão de algumas das técnicas para se conhecer melhor e aproveitar mais a sua vida!...Qual é a melhor estratégia para buscar o autoconhecimento?
Aceitar-se e valorizar-se é um dos sinais de que você conhece bem a si mesmo. Por sua vez, só quem se aceita e valoriza consegue viver de uma forma satisfatória. Por isso é tão importante este autoconhecimento, já que dele depende em grande medida a forma como você atua e os objetivos que alcança.
A autopercepção está relacionado com a forma como você se vê, o valor que atribui a si mesmo e o tipo de pessoa que acredita ser. Está diretamente vinculada ao nível de autoestima que você tem hoje. Há pessoas que se enxergam mais bonitas, competentes e capazes do que realmente são.
A percepção de si - o auto-conceito São denominações diferentes que expressam o mesmo fenómeno: da mesma forma que o indivíduo percebe e atribui valores à realidade que o cerca, percebe e atribui significados a si mesmo, formando gradativamente seu autoconceito, à medida que se relaciona com os outros e com o ambiente.
Mas, afinal como somos realmente? Somos, na verdade, como nos vemos no espelho, mas isso para nós mesmos. Já para as outras pessoas, somos como aparecemos nas fotografias, pois, aos olhos dos outros, somos vistos em forma fotografada memorialmente.
Quando começa um novo dia, a luz entra nos seus olhos pela córnea e as pupilas. Se estiver num quarto escuro e acender luzes claras, as suas pupilas contraem-se para reduzir a quantidade de luz. O contrário acontece se vier do sol e entrar numa sala escura.
Egoista: Os outros me vêem como alguem... Os outros me vêem como alguem sensível, cauteloso, prático e cuidadoso. Me vêem como inteligente, talentoso e modesto. Não sou uma pessoa que faz amigos muito rápido e fácil. Mas sou extremamente leal aos meus amigos e fico a espera da mesma lealdade.