A forma correta de pronunciar esta palavra é ruIM, com acentuação tônica na sílaba im ("ruím"). O adjetivo ruim deverá ser escrito sem acentuação gráfica, com m no final: Achei o filme muito ruim.
Regras de acentuação das palavras monossilábicas São acentuados graficamente os monossílabos tônicos terminados em: a, as, e, es, o, os, éu, éus, éi, éis, ói, óis. Monossílabos tônicos com acento: Terminados em -a, -as: já, há, lá, sã,... Terminados em -e, -es: dê, vê, ré, fé,...
Somente as palavras oxítonas terminadas em: "a", "e" e "o", seguidas ou não "s" é que levam acento. ... O certo é escrever é acentuar a palavra: "GRAJAÚ". Logo, a gente acentua as vogais: "i" e "u" tônicas, formando hiato com a vogal anterior e formando sílabas que estão sozinhas ou com "s".
A forma correta de escrita é já de acordo com a Língua Portuguesa. Ou seja, é escrito com acento agudo na vogal “a”. Já é um advérbio e significa imediatamente; agora; nesse ou neste momento; dentro em pouco.
1. "Já" e "ainda" são advérbios. a) Quando uma interrogativa contém o advérbio "já" e se pretende dar uma resposta afirmativa, utiliza-se também "já". Se se pretender dar uma resposta negativa, utiliza-se "ainda não".
Já é classificado na gramática tradicional como advérbio de tempo. Esta classificação semântica, porém, não deixa entrever o papel de já como marcador aspe(c)tual.
Já vou, significa "daqui a pouco saio de onde estou e me encaminho para onde me chamam".
Título da obra: “De já hoje”. ... A letra confirma o que informamos aqui na segunda-feira, 5/6: a expressão típica do nosso litoral “djaôje” refere-se ao passado, nunca ao presente.
Em nossa Língua Portuguesa, a expressão “posto que” equivale a “ainda que”, “mesmo que”, “embora”, “apesar de que”; é locução concessiva, de oposição ideológica. No entanto, percebe-se largo uso do citado “posto que” como sinônimo de “já que”, “visto que” ou “porque”.