Reoboão
Natã é o nome de um dos profetas citados na bíblia. Seu nome tem origem hebraica e significa “presente de Deus”. Sua história é encontrada nos livros de I e II Crônicas e ele viveu no mesmo tempo que reinou Davi e em depois, seu filho Salomão.
Posteriormente, Natã repreende Davi pelo seu pecado, devido ao adultério com Betseba e à morte de Urias, seu marido. Ao nascer Salomão, Davi o entrega a Natã, para ser educado pelo profeta, que lhe dá o nome de Jedidias (em hebraico, por amor do Senhor).
Teria participado do episódio da batalha entre os Filisteus e o povo de Israel, tendo sido, na ocasião, defrontado e morto por Davi....
E, como Davi falou que o ladrão da cordeira deveria pagar quatro vezes, ele mesmo pagou quatro vezes: Tirou a vida de Urias, e pagou com a vida de quatro de seus filhos. O filho de Bate-Seba nasceu, e morreu logo depois (2 Samuel . Depois, Amnom foi morto pela espada de Absalão (2 Samuel .
Aitofel era o conselheiro pessoal do rei David, de Israel, segundo a Bíblia. Alguns textos, como o Talmude, supõem que o traidor, mencionado por David no Salmo 55: mas sem nome, que era um homem igual a ele, seu companheiro e seu amigo intimo, fosse Aitofel.
Por isto quero meditar nas qualidades de Davi:
Os interessados em derruba o gigante deveriam “cuidar e recuidar” para tornar possível a vitória sobre os vícios. As cinco pedras utilizadas por Davi po- deriam receber o reforço de outras ainda mais fortes: as cinco chagas de Cristo, que venceram o mundo, o pecado e a morte.