O índice é calculado em milímetros. Se dissermos que o índice pluviométrico de um dia, em um certo local, foi de 2mm, significa que, se tivéssemos nesse local uma caixa aberta, com 1 metro quadrado de base, o nível da água dentro dela teria atingido 2 mm de altura naquele dia.
O pluviômetro é um aparelho meteorológico destinado a medir, em milímetros, a altura da lâmina de água gerada pela chuva que caiu numa área de 1m2. Dizer que em uma região choveu 100 mm significa dizer que em uma área de 1 m2, a lâmina de água formada pela chuva que caiu apresenta uma altura de 100 milímetros.
Intensidade pluviométrica é quantidade de chuva por unidade de tempo. Essa quantidade é o volume de chuva que poderia ser dado em litros, m³, ou outra unidade de volume qualquer, mas não, este volume é dado em mm. ... A intensidade pluviométrica é um dos parâmetros mais importantes da hidrologia.
Uma pluviosidade de 1 milímetro equivale ao volume de 1 litro (L) de água de chuva que se acumulou sobre uma superfície de área igual a 1 metro quadrado. Portanto, 1 litro por metro quadrado = 1 milímetro.
A mais simples é usando um pluviômetro convencional. Um milímetro de chuva significa um litro de água acumulado em um metro quadrado. Quando a gente diz que teve uma chuva de 200 milímetros, em 24h, significa que 200 litros d'água caíram num metro quadrado.
Em 4 horas choveu 41 milímetros em Curitiba, segundo Simepar.
Nos últimos dias choveu entre 50 a 60 milímetros na Região Metropolitana de Curitiba (RMC). Apesar de ser um alento, ainda está longe de resolver a crise hídrica na região. Teoricamente, são necessários 100 mm de chuva para garantir o abastecimento por um mês.
Sábado
Paraná gelado: Curitiba já tem sensação térmica de 7ºC e Palmas de 4ºC.