O “grau de compactação” do solo, GC, foi calculado pela relação: GC = 100 Ds/ Dref onde Ds é a densidade atual do solo e Dref é a densidade do mesmo solo em um estado de referência obtido em laboratório. O grau de compactação é expresso em porcentagem.
A compactação é um processo adquirido através da redução do volume de vazios, ou ar, entre as partículas do solo. Já na consolidação, que também é um processo que se deseja a redução do índice de vazios e da compressibilidade dos solos, ocorre a expulsão da fase líquida, havendo alteração do teor de água dos solos.
Existem dois principais tipos de compactação de solo, a estática e a vibratória.
Causas da compactação do solo a necessidade de máquinas cada vez mais pesadas – visando aumentar o rendimento operacional; trânsito nas lavouras em épocas de alta umidade do solo; a mais importante: produção insuficiente de palha e ausência de rotação de culturas efetiva nos sistemas de produção.
A compactação altera uma série de fatores que afeta o crescimento radicular, como aeração, retenção de água, resistência à penetração de raízes podendo, inclusive, aumentar a susceptibilidade do solo à erosão, como será discutido a seguir.
O solo compactado pode afetar a produtividade do cafeeiro, isso porque o impedimento mecânico ao crescimento radicular acarreta em menor volume de solo explorado, menor absorção de água e nutrientes, dessa forma causando prejuízos ao desenvolvimento das plantas.
Pode-se dizer, com certa restrição, que a densidade é a medida quantitativa mais direta da compactação. Dentre os vários métodos usados para sua determinação, destaca-se o do anel volumétrico, possuindo bordas cortantes e volume conhecido (geralmente 50 cm3, segundo Kiehl, 1979).
No valor mais alto de densidade, mais fósforo foi colocado em contato com as raízes, aumentando, assim, potencialmente, sua disponibilidade. ... As raízes menores que aparecem num solo compactado exsudam uma quantidade abundante de mucilagem que as une às partículas adjacentes do solo (Baligar et al., 1975).
É natural um solo mineral ter densidade maior que um orgânico, porque um determinado volume de matéria orgânica pesa menos que o mesmo volume de material mineral (LEPSCH, 2011).
latossolos
Terra preta ou marrom: solo muito encontrado nas áreas de florestas e matas, na camada superficial do solo. É rica em matéria orgânica, pois animais morrem na floresta e, troncos e folhas caem das árvores. Esses materiais vão se decompondo no solo, sendo considerado por isso o melhor tipo de terra.
É a terra natural das samambaias, musgos, folhagens de sombra e plantas da Mata Atlântica, como por exemplo, o Brinco de Princesa.