Como é feita a reciclagem O processo de reciclagem desses resíduos acontece nas Usinas de Reciclagem de Resíduos de Construção Civil. De acordo com a ABRECON, existem dois modelos: as usinas fixas e as móveis.
A reciclagem é realizada através de instalações e equipamento de baixo custo. Ainda pode ser realizado a reciclagem ou o reaproveitamento na própria obra, eliminando também custos com a logística. Basicamente, a reciclagem é realizada pela: triagem, trituração e classificação dos materiais.
Descartar entulhos em Ecopontos Além da coleta convencional, outra forma de descartar entulhos e restos de obras é encaminhá-los aos Ecopontos. Com relação a isso, o descarte gratuito diário nos Ecopontos é de até 1m³ (um metro cúbico) de entulhos.
Caçambas. As caçambas ainda são a destinação mais tradicional para o entulho de obra. Nesse sistema, o gerador contrata uma empresa que fará a remoção dos resíduos de construção, levando-o até uma destinação adequada e regulamentada para o descarte.
É sempre bom lembrar que descarte irregular de lixo é crime. Os Ecopontos são locais de entrega voluntária de pequenos volumes de entulho (até 1 m³), grandes objetos (móveis, poda de árvores etc.) ... Nos Ecopontos, o munícipe poderá dispor o material gratuitamente em caçambas distintas para cada tipo de resíduo.
R$ 350,00
Em terrenos privados, os proprietários são responsáveis por manter as áreas limpas. O lixeiro pode coletar até 50 quilos de entulho por dia, desde que o material esteja corretamente acondicionado, dentro de sacos plásticos.
Como descartar ou doar um móvel velho?
As pessoas podem depositar gratuitamente no Ecoponto até um metro cúbico de entulho de obras, madeiras de construção civil, móveis velhos, recicláveis, resíduos eletrônicos e eletrodomésticos. O que equivale a aproximadamente cinco carrinhos de mão.
Se você quiser descartar o sofá ou outro móvel, mas sua rua não estiver na operação, é possível solicitar o serviço à subprefeitura da sua região. Depois de recolhido, o sofá será descartado em um aterro sanitário. Consulte o cronograma pelo site ou pelo 156.
O recomendado é procurar um posto de coleta apropriado para lixo eletrônico. Mas se na sua cidade você não souber de nenhum estabelecimento, uma boa alternativa é tratar os aparelhos descartados como lixo reciclado. Seja na lixeira do seu prédio, ou no dia da coleta seletiva do seu bairro.
Os Ecopontos são locais de entrega voluntária de pequenos volumes de entulho (até 1 m³), grandes objetos (móveis, poda de árvores etc.) e resíduos recicláveis. Nos Ecopontos, o munícipe poderá dispor o material gratuitamente em caçambas distintas para cada tipo de resíduo.
Os resíduos de poda, encarados, muitas vezes, como problemas devido ao grande volume gerado e ao custo para sua destinação em aterros sanitários, podem ser empregados na produção de composto orgânico através da técnica conhecida como compostagem.
Por lei, todas as secretarias devem contar com a coleta de resíduos sólidos (o que inclui os eletrodomésticos), geralmente coletados em Ecopontos, ou seja, locais espalhados pela cidade na qual a população pode depositar os resíduos não orgânicos com potencial de reciclagem.
Os Ecopontos são locais de entrega voluntária de pequenos volumes de entulho (até 1 m³), grandes objetos (móveis, sofás, etc.), poda de árvore e resíduos recicláveis. Nessas estruturas o munícipe pode dispor o resíduo gratuitamente em caçambas distintas para cada tipo de material.
O que posso descartar nos Ecopontos? Os munícipes podem levar pequenos volumes de entulho (até 1 m³ equivale a uma caixa d'água de mil litros) como restos de construções e reformas, móveis velhos, restos de poda de árvore, pedaços de madeira e materiais recicláveis.
Os ecopontos são da prefeitura e eles são locais para o descarte de pequenos volumes de entulho, grandes objetos e resíduos recicláveis. Para quem se interessar, só é preciso respeitar o limite diário que é de um metro cúbico por pessoa, equivalente a 18 sacos de 60 litros ou uma caixa d'água de mil litros cheia.
4 DICAS PARA DESCARTAR O RESÍDUO DE GESSO DE MANEIRA CORRETA
Você precisa procurar um lugar para deixar seu lixo eletrônico. Não é papel da prefeitura recolhê-lo na sua casa, com o lixo comum e o reciclável. Segundo uma lei de 2010, chamada de Política Nacional de Resíduos Sólidos, cabe às empresas a responsabilidade de coletar e reciclar o lixo eletrônico.